Truck & Bus Builder América do Sul
A DAF Caminhões Brasil, com operação em Ponta Grossa, no Paraná, foi a única marca de caminhões a crescer no mercado brasileiro em 2023, com alta de 22,8%, e também a única a vender apenas modelos com tecnologia de emissões Euro 6 desde o início do ano passado.
Truck&Bus Builder – Como avalia o resultado da DAF em 2023? O que levou a empresa a crescer tanto e conquistar mercado?
Luís Gambim – Em 2023, a DAF cresceu 22,8% e se consolidou como a fabricante de caminhões que mais avançou no período e uma das principais marcas de caminhões do mercado brasileiro. No total, foram registradas 8.344 unidades, todas com a nova tecnologia Euro 6, resultado que colocou a fabricante nas primeiras posições do ranking de vendas de Caminhões Pesados, com 7.512 unidades do modelo DAF XF, vice-líder em vendas, e outras 832 unidades do DAF CF Semipesado Rígido.
Com isso, a marca ampliou sua participação de mercado no segmento acima de 15 toneladas para 3% e, acima de 40 toneladas, para 13,9% – o melhor desempenho da empresa nos 10 anos da operação brasileira. Além da estratégia assertiva da DAF para a linha Euro 6 em 2023, o planejamento da gestão de estoques da DAF adequou de forma eficiente o volume de produção ao tamanho da demanda e do consumo da rede, melhorando o desempenho da empresa, mesmo em um contexto de retração do mercado.
A atuação segmentada dentro do seu portfólio de produtos é outro fator importante que impulsionou o crescimento do negócio e que se refletiu nos números alcançados nesses 10 anos de atuação no Brasil. Com a marca de 32.590 mil unidades fabricadas no ano passado e presença em 100% do território nacional com sua ampla Rede de Concessionárias, seu perfil operacional manteve a linha ascendente de crescimento, já que a Nova Linha DAF XF e CF demonstraram excelentes resultados nos últimos três anos. O lançamento do DAF XF Off-Road no ano passado, com motor de 530 cavalos e capacidade de até 91T (PBTC), chegou aos concessionários como protagonista do sector do açúcar e do álcool.Como resultado de seu design consistente, a DAF ficou entre as três marcas que mais registraram caminhões Euro 6 e alcançou o segundo lugar em caminhões pesados por 24 meses consecutivos.
Com avanço em participação de mercado e volume de vendas, a empresa ampliou suas operações com uma estrutura de atendimento cada vez mais robusta, além de aumentar a capacidade de atendimento e a qualificação profissional. No último ano, foram realizados investimentos nas áreas de pós-vendas, marketing, administrativa e comercial, alinhados a uma nova cultura focada nos próximos desafios para competir de igual para igual com os grandes players que estão há décadas no mercado brasileiro.
T&BB – Quais são os modelos preferidos pelos clientes?
Gambim – O principal e mais vendido caminhão da marca é o DAF XF, que segue na vice-liderança no segmento de pesados com a configuração de 530 cavalos e na quarta posição do ranking com a versão de 480 cavalos. Os modelos conquistaram o mercado pela sua robustez, eficiência, confiança e conforto – atributos que já definiram novos padrões de qualidade e segurança para a indústria do transporte.
Seus amplos espaços internos, fácil acesso aos comandos do painel, boa postura para dirigir e níveis de ruído ultrabaixos presentes se traduzem em viagens mais tranquilas e seguras e aumentaram o reconhecimento do modelo entre os clientes.
Já a atualização dos modelos ao padrão Euro 6 elevaram suas características mecânicas, operacionais sistêmicas e tecnológicas alinhados também ao padrão global da DAF. Com isso, o XF 530 e 480 oferecem um conjunto de inovações que aperfeiçoaram sua capacidade produtiva em relação ao Euro 5 com a entrega do melhor custo-benefício, desempenho operacional superior, tecnologias de motores que reduzem o consumo de combustível em até 8% e com um dos menores índices de consumo de Arla32 do mercado (5%). A versatilidade nas aplicações é outro atributo do modelo que atrai motoristas e frotistas. Do agronegócio à indústria, o XF atende com alta performance às necessidades de transporte dos principais modais da economia brasileira, como insumos agrícolas, produtos refrigerados, cargas secas e líquidas.
O DAF XF estabeleceu novos níveis de excelência no mercado desde sua chegada no País, em 2020. É o principal modelo da fabricante reconhecido pela força e baixo custo de operação, melhor ciclo de compra, e capacidade de carga de até 74 toneladas. O destaque especial é para a versão 6×4 com a cabine Super Space, com 2,10m de altura interna, que torna o modelo o preferido da marca pelos operadores do segmento agro. Em sua configuração rodoviária, é indicado para o transporte pesado de médias e longas distâncias.
T&BB – Com relação à rede de concessionários, qual o crescimento e abrangência em 2023? Todas as regiões dos estados têm concessionárias DAF?
Gambim – Ao longo desta última década, a DAF se consolidou no País, sendo reconhecida pela qualidade, robustez e baixo custo operacional, pilares de seu DNA. A empresa segue o direcionamento de sempre ouvir seus clientes e entender suas necessidades para entregar o melhor e o mais adequado produto a cada tipo de operação. Confiabilidade, economia de combustível, conforto e atendimento premium de pós-venda, com o padrão mundial PACCAR, são alguns dos motivos que fazem da DAF a fabricante que mais cresce no País. O relacionamento de confiança com seus clientes é prioridade desde que desembarcou no Brasil. Por isso, seus investimentos contínuos são focados no atendimento e suporte de alta qualidade, um dos grandes diferenciais da marca no mundo.
E é com base no relacionamento próximo com eles e na qualidade do seu portfólio de serviços que estabeleceu seus diferenciais competitivos. Todos os serviços oferecidos, desde a pré-venda, aquisição do caminhão e pós-venda, são pensados para atender às necessidades dos motoristas e são desenvolvidos pela perspectiva do cliente de experimentar o melhor atendimento e suporte da marca. Nestes 10 anos de operação, a DAF sempre foi reconhecida por ser muito próxima dos clientes, pois proporciona a eles a melhor experiência de ter um DAF.
O avanço registrado nessa primeira parte da história da DAF também passa metas de expansão e capilaridade da Rede DAF de concessionárias em importantes corredores logísticos do Brasil. A presença da marca em 100% do território nacional garante segurança ao transportador em qualquer ponto da sua viagem. Recentemente, a Rede DAF chegou a 60 pontos de atendimento com serviços oferecidos por 17 grupos econômicos. Até o final de 2024, a companhia projeta atingir 76 pontos entre concessionárias DAF e Lojas TRP.
O crescimento sustentável da rede fortalece também a estrutura e a qualidade do pós-vendas, que ganhou novos investimentos em tecnologias, processos e treinamentos, dobrando a equipe de atendimento em 2022. A DAF tem capacidade instalada para aumentar a sua Rede para atender o forte crescimento e diversificação da frota circulante.
T&BB – Como avalia a trajetória da DAF nesses 10 anos de Brasil?
Gambim – Do anúncio da chegada ao País, em 2011, com a construção da fábrica em Ponta Grossa, e a produção do precursor XF105, a DAF deu um salto em desempenho para, dois anos mais tarde, iniciar a produção dos motores MX e do CF85, além de inaugurar um novo relacionamento comercial com seus clientes pelo Consórcio Nacional DAF. Ao lançamento do CF85 juntou-se a versão fora de estrada do robusto XF105, em 2017. O XF105 Off-Road despontou entre os clientes com alta performance, que cresciam em número e em reconhecimento.
Em 2019, para suportar o avanço da marca e da frota circulante, a PACCAR Financial desembarcou em Ponta Grossa para viabilizar ainda mais negócios para os clientes DAF e o moderno Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts foi inaugurado para apoiar a distribuição de peças genuínas DAF, PACCAR e multimarcas TRP.
Com o novo DAF XF no ano seguinte e a Nova Linha DAF em 2021, a DAF seguiu assertivamente para incluir as tecnologias do Euro 6 no seu portfólio de produtos e estrear no segmento de semipesados com a versatilidade do CF Semipesado Rígido com motor de 7 litros. A consolidação da companhia como a fabricante que mais cresce no País veio neste ano em que comemora uma década de história, 30 mil caminhões fabricados e presença em 100% do território nacional com sua ampla Rede de Concessionárias.
O planejamento robusto e de longo prazo com o País fortaleceu a estruturação da DAF para superar as adversidades do mercado nos últimos anos e, assim, continuar em seu plano de crescimento tanto em participação de mercado quanto em volume. Em 2022, como resultado dos investimentos contínuos e do foco prioritário no cliente, vendeu acima do projetado para toda a operação brasileira. Isto representa que, em apenas dois anos, a fabricante comercializou o mesmo volume da Nova Linha DAF registrado pelos antecessores, DAF XF105 e CF85, em sete anos.
Em 2023, ano em que comemorou uma década de operação no Brasil, a DAF se consolidou também como uma das principais marcas de caminhões do mercado. A DAF foi a única montadora de caminhões que cresceu no ano no Brasil e por isso inicia com força o primeiro ano da sua próxima década.
T&BB – Quais as perspectivas para 2024? Existe planos de ampliação da fábrica ou de produção?
Gambim – Para 2024, a companhia continua com seu plano de investimentos de longo prazo no Brasil, com foco no futuro, estando altamente preparada no presente. Tem metas ambiciosas de crescimento e participação de mercado com o objetivo de levar o melhor caminhão DAF para todo o mercado nacional e estar cada vez mais próxima dos clientes. A empresa expandirá seus investimentos em tecnologias de segurança e qualidade nos produtos e serviços, empreendendo esforços tanto em capacidade fabril e produtiva, quanto na qualificação de profissionais e rede de concessionárias.
Com a missão de construir uma nova história para o transporte de cargas no Brasil, expandirá seu portfólio para atender às demandas do mercado com a produção de caminhões de alta qualidade e serviços premium para o melhor atendimento de suporte ao cliente. O projeto da marca para o País é consistente e robusto, o que traz a verdadeira inspiração para seguir evoluindo ainda mais.
T&BB – Quais os investimentos anunciados para os próximos anos?
Gambim – Com investimentos de longo prazo no Brasil, a DAF mantém sua visão sempre no futuro estando altamente preparada no presente. Tem metas ambiciosas de crescimento e participação de mercado com o objetivo de levar o melhor caminhão DAF para todo o mercado nacional e estar cada vez mais próxima dos clientes. Se consolidou como uma das principais marcas de caminhões do mercado e, para os próximos anos, expandirá seus investimentos em tecnologias de segurança e qualidade nos produtos e serviços para evoluir ainda mais. A companhia seguirá empreendendo esforços tanto em capacidade fabril e produtiva, quanto na qualificação de profissionais e rede de concessionárias, a fim de expandir seu portfólio e atender às demandas do mercado com a produção de caminhões de alta qualidade e serviços premium para o melhor atendimento de suporte ao cliente.
T&BB – Algo que deseje destacar?
Gambim – Desde o início, a meta do Grupo PACCAR é replicar na DAF Brasil o modelo de negócio bem-sucedido da DAF na Europa e também do know-how mundial grupo, que ganhou o respeito do mercado como uma marca realmente séria, robusta e com alta capacidade financeira e excelência em serviços premium. O respaldo da PACCAR em todos os seus negócios garante, há 86 anos, o pagamento ininterrupto dos dividendos aos acionistas. Com essa segurança, o Grupo assumiu a missão de construir uma nova história para o transporte de cargas no Brasil, e, para isso, priorizou em seus planos de negócios as melhores vantagens econômicas e operacionais para os transportadores e condutores. O Brasil e a América Latina apresentam grande potencial de crescimento e o Grupo PACCAR está atento a este mercado e fazendo os investimentos necessários para ampliar a participação com consistência e planejamento. Tem como objetivo evoluir ainda mais no Brasil, com a produção de caminhões de alta qualidade e excelência e serviço premium para atender às demandas do mercado e às necessidades dos clientes. Por isso, o excelente desempenho da DAF nestes 10 anos abre espaço para crescer ainda mais para ultrapassar os 10% de participação no mercado, aumentar a base de clientes e fortalecer a marca e a rede de concessionárias. (Truck & Bus Builder América do Sul)