Truck & Bus Builder América do Sul
A BsBus, novo nome fantasia da Expresso São José, segunda maior operadora do Distrito Federal, adquiriu 473 novos ônibus urbanos Marcopolo Torino, com chassis Mercedes-Benz OF 1721 com motorização Euro 6. A nova aquisição faz parte da mudança do nome fantasia da empresa, que também adotou nova logomarca e a cor verde como pintura de frota, reforçando o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e com as tendências da mobilidade.
Os novos veículos, com tecnologia BlueTec 6, marcam uma nova era do transporte coletivo urbano do Distrito Federal. As primeiras unidades começaram a ser entregues no final do ano passado e todos estarão em operação no primeiro trimestre de 2024, renovando assim a frota que atende aos usuários do Distrito Federal. A BsBus opera a Bacia 5, que abrange os setores SAI, SAAN, SOF Norte, Estrutural, Vicente Pires, Taguatinga (ao norte da Hélio Prates – M Norte), Ceilândia Norte e Brazlândia.
“Os novos ônibus com chassis OF 1721 se destacam no mercado pela exclusiva tecnologia BlueTec 6, que reduziu drasticamente as emissões de poluentes. Assim, atendem à demanda ambiental da BsBus, que em sua nova fase atua com foto na mobilidade sustentável”, ressalta Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
O novo nome da empresa, “BsB”, é uma homenagem à capital Brasília, seguindo o código identificador usado em aeroportos de todo o mundo. O grupo Expresso São José iniciou atividades em 1957 em Goiás, fazendo transporte intermunicipal no Estado e depois a interligação com Brasília.
O chassi Mercedes-Benz OF 1721 é o campeão de vendas do Brasil. São mais de 100 mil unidades vendidas desde 1998, quando a primeira versão chegou ao mercado. Ao longo de sua trajetória, conquistou presença marcante no transporte coletivo urbano de grandes capitais.
“A preferência dos clientes pelo OF 1721 deve-se a vários diferenciais amplamente reconhecidos no mercado, como alta performance, menor consumo de combustível do segmento, baixo custo operacional, ampla disponibilidade e confiabilidade no transporte de passageiros”, diz Walter Barbosa.
Oferecido nas versões com suspensão metálica ou pneumática, o chassi OF 1721 é indicado para transporte urbano de passageiros e também para fretamento contínuo, como o transporte de funcionários, e fretamento eventual, em caso de grupos de turistas, além de transporte rodoviário de curtas distâncias. Nestes casos, recebe carroçaria de ônibus rodoviário, proporcionando mais conforto e bem-estar a bordo.
Desenvolvido para receber carrocerias de até 13,2 metros, o OF-1721 vem equipado com o motor eletrônico OM-924 LA de 4 cilindros, que oferece potência de 208 cv a 2.200 rpm e torque de 780 Nm de 1.200 a 1.600 rpm. Este motor é referência pela economia no consumo de combustível e por um alto torque em baixas rotações. (Truck & Bus Builder América do Sul)