Honda Civic híbrido recebe mudanças para a linha 2025 nos EUA

Motor 1

 

Há alguns meses, a Honda anunciou que traria de volta o Civic híbrido ao mercado dos EUA, onde estava ausente desde a apresentação da atual geração. Agora, a marca divulgou as primeiras imagens do carro renovado para a linha 2025, com visual repaginado e algumas outras mudanças. Lá, o carro é oferecido tanto como sedã, que nem no Brasil, quanto hatch.

 

O painel frontal parece mais esculpido, com uma grade maior e uma entrada de ar mais baixa, além de um novo acabamento na cor da carroceria ao redor dos faróis. Para nós, ele lembra o atual BMW Série 3 e, embora o design moderno da BMW seja frequentemente criticado, não é algo ruim aqui.

 

A Honda não revelou tanto a traseira quanto a dianteira, mas parece que as lanternas traseiras estão um pouco mais escurecidas. Uma pequena mudança que tem um impacto visual decente. Esse modelo Sport Touring Hybrid das fotos também tem saias laterais proeminentes na cor da carroceria e um conjunto muito bonito de rodas de seis raios com acabamento diamantado.

 

A Honda também diz que o novo Civic terá “aprimoramentos de recursos”. Suspeitamos que isso signifique o sistema de multimídia atualizado do novo Accord, entre outras coisas. No passado, os facelifts do Civic também incluíram atualizações mecânicas para os esportivos Si e Type R, mas nada foi falado a respeito das configurações de maior desempenho. As concessionárias estadunidenses receberão seus primeiros Civic híbridos a partir do final do primeiro semestra. A Honda diz que os modelos eletrificados devem responder por cerca de 40% das vendas em 2024 por lá.

 

O modelo, incluindo as variantes híbridas, deve continuar sendo fabricado nos EUA para aquele mercado. Isso ainda pode ser benéfico para o Brasil, pois, atualmente, nosso Civic Hybrid é importado da Tailândia. Sendo trazido dos EUA, o modelo estaria sujeito às mesmas tarifas de importação, mas teria a logística facilitada, já que Accord e CR-V também vêm de lá.

 

A Honda não confirmou qual é o conjunto híbrido do Civic nos EUA, mas deve ser o mesmo do Civic Hybrid oferecido no Brasil. O e:HEV chegou ao nosso mercado primeiro no Accord, mas já teve evoluções para o Civic para ser ainda mais eficiente. O motor a combustão é um 2.0 aspirado de ciclo Atkinson, mas recebeu injeção direta de gasolina, com 143 cv (a 6.000 rpm) e 19,1 kgfm (a 4.500 rpm). Em conjunto, os dois motores elétricos, sendo um gerador e o outro de 184 cv e 32,1 kgfm de torque, alimentado por uma bateria de 1,05 kWh.

 

Eles não trabalham em conjunto, por isso não existe uma soma de potência. O motor elétrico é a prioridade, sendo o 2.0 para a recarga da bateria, alimentação desse motor ou em situações de velocidade mais elevada, onde a combustão acaba sendo mais eficiente que o elétrico com a bateria pequena, focada em uso urbano. Segundo o Inmetro, o consumo urbano é de 18,3 km/litro, enquanto o rodoviário é de 15,9 km/litro. (Motor 1/Thiago Moreno)