Motor 1
Após muita antecipação, a Chevrolet revelou as primeiras imagens oficiais da nova Spin, que chegará ao mercado no primeiro trimestre.
A Chevrolet não falou nada a respeito da mecânica, versões, preços ou itens de série. Apenas confirmou que a nova Spin aparecerá pela primeira vez ao público durante a edição deste ano do Big Brother Brasil. Porém, é importante observar que a Chevrolet tentará emplacar a novidade como um crossover, não como a minivan que ela é.
Em comunicado, a Chevrolet afirmou que “o crossover de sete lugares de maior sucesso do mercado nacional dará o seu maior salto evolutivo, com inovações significativas de design, conteúdo e performance”. De acordo com Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul, a “Spin sempre se destacou por atributos como o amplo espaço interno, a robustez mecânica e a relação custo-benefício. O novo modelo vai além, para surpreender e acompanhar as necessidades do consumidor”.
As primeiras imagens da nova Spin mostram uma dianteira completamente nova, com faróis divididos e uma grade entrecortada por uma faixa pintada na cor da carroceria e com um segmento que divide os blocos de farol. Os faróis, inclusive, serão de LED ao menos em algumas das versões, pois a marca não especificou se o item será de série em todas as configurações.
Outro elemento que fica mais claro de se ver nas imagens é o capô mais elevado. No geral, o visual da nova Chevrolet Spin a deixou mais alinhada com os modelos vendidos nos EUA, como Blazer e Trailblazer de lá. Tentando emplacar mais uma vez que a Spin não é uma minivan, a unidade da foto é da versão Premier e já conta com apliques plásticos nas caixas de rodas, artifício usado por modelos que precisam reforçar o visual mais parrudo. Antes, era utilizado apenas nas versões aventureiras Activ.
Outra novidade que ficou confirmada é a presença do painel de instrumentos digital, sendo que a nova Spin será de fato o primeiro modelo nacional da Chevrolet com este recurso. Mais uma vez não se sabe se o item será de série em todas as configurações da nova Spin. Ele ficará parcialmente integrado à central multimídia, como na Montana que tem painel de instrumentos analógico.
Ainda não se oficializou o conjunto motriz. Mas, tratando-se de uma reestilização, a nova Chevrolet Spin não deverá fugir muito do que oferece hoje. A expectativa é que a Spin siga com o motor 1.8 aspirado de quatro cilindros, entregando 111 cv a 5..200 rpm e 17,7 kgfm a 2.600 rpm. Flagras anteriores adiantaram que seguirá com uma opção manual, além da automática de 6 marchas.
A minivan atualmente é o único carro da Chevrolet a ainda utilizar este motor no Brasil, que inclusive passou por uma recalibração para atender o Proconve L7. É possível que a GM mexa de novo no propulsor, antecipando as regras do Proconve L8 que passarão a valer em 2025. (Motor 1/Thiago Moreno)