Renault comemora resultados positivos de 2023

AutoIndústria

 

O Grupo Renault divulgou nesta última quarta-feira, 17, balanço positivo de suas operações globais no ano passado. As vendas de suas três marcas cresceram 9% em relação a 2022, alcançando 2.235.345 veículos, sendo que no caso da Renault a alta foi de 9,4%, com 1.548.748 emplacamentos no mundo.

 

Na Europa, particularmente, a marca francesa ampliou seus negócios em 19,3%. A Dacia, globalmente, cresceu 14,7%, com 658.321 unidades comercializadas em 2023. A Alpine, por sua vez, teve expansão de 22,1%, para 4.328 unidades.

 

O ano fiscal de 2023 foi marcado, entre outras ações, pela apresentação do “International game plan 2027”, que com oito novos modelos Renault entre 2023 e 2027 vai garantir o crescimento da marca fora da Europa, particularmente no Brasil, Turquia e Marrocos, mercados que, conforme comunicado do grupo, foram os responsáveis pelo desempenho positivo da marca globalmente no ano passado.

 

Incluindo todos os países nos quais atua, a empresa promete apresentar pelo menos dez novos modelos em 2024.

 

Terceiro maior conglomerado automotivo na Europa, suas vendas no varejo representaram 65% das suas transações locais, em linha com uma estratégia centrada no valor das marcas que representa. No âmbito dos veículos utilitários, a marca francesa expandiu negócios em 19,9% nas operações mundiais, crescendo bem acima da média global de 2023, que foi de 10,4%.

 

Com relação aos produtos eletrificados, incluindo híbridos e 100% elétricos, a marca está acelerando sua ofensiva na Europa, onde assumiu o terceiro lugar no segmento graças ao Mégane E-Tech e também ao sucesso de suas motorizações híbridas cuja demanda não para de crescer (Austral, Clio e Captur).

 

Comercializado desde janeiro de 2023, o Dacia Jogger Hybrid 140 representa mais de 25% de pedidos de clientes da gama Jogger. O Dacia Spring 100% elétrico assumiu o pódio dos veículos elétricos vendidos no varejo na Europa. (AutoIndústria)