Blog Coisas de Agora
O ex-presidente e CEO da GM América do Sul, Carlos Zarlenga, foi nomeado o novo diretor de operações da Stellantis América do Norte.
A partir de 1º de fevereiro de 2024, Zarlenga deverá substituir Mark Stewart como COO da Stellantis América do Norte em um esforço para solidificar ainda mais o desempenho da Stellantis no mercado norte-americano.
“No muito exigente mercado norte-americano e com muitos obstáculos a superar para fomentar o desempenho da empresa, Carlos Zarlenga é o melhor líder entre o nosso pool de talentos para substituir Mark Stewart e impulsionar a mudança no nosso modelo de negócio rumo à eletrificação no região”, afirmou o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Carlos Zarlenga demonstrou a sua capacidade de reunir e unir equipas diversas e de entregar os resultados esperados. Gostaria de agradecer a Mark Stewart pela sua contribuição para esta função após um ciclo de três anos, correspondente à data de criação da Stellantis e desejo-lhe o melhor na sua nova posição.”
É importante notar que Zarlenga ingressou na Stellantis em 2022 como presidente da Stellantis México, onde apresentou uma melhoria ano a ano no desempenho de vendas, participação de mercado e AOI.
Conforme mencionado anteriormente, Zarlenga trabalhou para a General Motors como presidente e CEO da GM América do Sul, cargo que assumiu em abril de 2019. Após sua carreira de nove anos na GM – onde começou em 2012 como Diretor Financeiro da GM Coreia do Sul – Zarlenga renunciou ao cargo. a montadora com sede em Detroit em agosto de 2021.
Durante sua gestão, Zarlenga implementou com sucesso o plano de investimentos 2014-2019 que renovou o portfólio de produtos da GM e permitiu que a Chevy se tornasse a marca mais vendida no Brasil desde 2015. Além disso, ele também ajudou o General a garantir uma série de incentivos fiscais, que eventualmente levará a um investimento de US$ 2,65 bilhões em duas fábricas brasileiras – a fábrica da GM São Caetano do Sul e a fábrica da GM São José dos Campos.
Após sua renúncia, o CFO sul-americano da GM, Roberto Martin, assumiu temporariamente o cargo antes que a GM nomeasse Santiago Chamorro como sucessor de Zarlenga. (Blog Coisas de Agora)