Sindipeças divulga programação de ações externas em 2024

AutoIndústria

 

Em paralelo à divulgação do balanço positivo das ações externas de 2023, o Sindipeças está anunciando em seu site a programação para 2024 do projeto Brasil Auto Parts (BAP), uma parceria da Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com a entidade.

 

“O BAP tem mostrado ao mundo a qualidade das autopeças brasileiras e tornado possível, principalmente para as pequenas e médias empresas, a participação em feiras internacionais a custos viáveis”, comenta Cláudio Sahad, presidente do Sindipeças.

 

Ainda sobre o sucesso do programa, que também contempla o chamado Projeto Comprador, o empresário lembra que as autopeças  que participam do BAP podem indicar importadores para encontros de negócios e visitas a fábricas brasileiras, gerando novas oportunidades de negócios ao longo do ano.

 

O que vem por aí

 

Várias ações do BAP já estão programadas para 2024, entre elas uma missão comercial ao Chile ainda neste primeiro semestre e a participação na Automechanika Buenos Aires, Argentina, 10 a 13 de abril.

 

Na segunda metade do ano as empresas brasileiras vão participar da Latin Parts Expo, na cidade do Panamá, de 31 de julho a 2 de agosto, na Automechanika Frankfurt, Alemanha, de 10 a 14 de setembro, e na AAPEX, em Las Vegas, Estados Unidos, de 5 a 7 de novembro.

 

Também haverá ações no âmbito do Projeto Comprador, que serão divulgadas a partir da definição das datas de visitas de compradores estrangeiros ao Brasil.

 

Balanço de 2023

 

No ano passado, as autopeças brasileiras participaram de cinco feiras (Colômbia, México, África do Sul, Estados Unidos e Alemanha), que geraram negócios da ordem de US$ 6,4 milhões, com expectativa de vendas de mais US$ 22,5 milhões no período de 12 meses após a realização dos eventos. Foram 2.622 contatos comerciais realizados.

 

No Projeto Comprador, com rodadas de negócios em São Paulo, SP, e Caxias do Sul, RS, 14 compradores internacionais de nove países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Peru) mantiveram contatos com 86 fabricantes brasileiros.

 

Foram realizados negócios em torno de  US$ 3 milhões, com expectativa de venda nos 12 meses seguintes de aproximadamente US$ 11,8 milhões. Nessa categoria do projeto foram realizadas, ao todo, 576 reuniões, com 16 visitas às fabricas brasileiras. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)