Motor 1
Após semanas seguidas de flagras e teasers, a Hyundai finalmente oficializa nesta última terça-feira (16) o lançamento do reestilizado Creta 2025. Apresentado primeiramente na Índia, onde começará a ser vendido já no final do mês, o modelo renovado incorpora atualizações importantes em termos de design, segurança e tecnologias, além de ganhar motor 1.5 turbo com 160 cv de potência. A chegada do facelift é aguardada também no Brasil.
Começando pela frente, todo o conjunto passa a ser inspirado no SUV de grande porte Palisade. Os faróis continuam divididos, mas agora com formato mais quadrado e luzes diurnas em LEDs interligadas pela grade em seções retangulares. Na traseira, as lanternas atuais com elementos separadas foram substituídas por peças horizontais também interligadas e para-choque com aspecto geral mais robusto.
Na cabine, o painel foi profundamente reformulado e ficou com aspecto geral bem mais tecnológico. Destaque o moderno esquema de telas duplas ladeadas para central de entretenimento e quadro de instrumentos, com 10,25 polegadas cada. Logo abaixo, foram posicionadas as saídas de ventilação centrais e os novos comandos do sistema de ar-condicionado. Apesar de tanta novidade, o volante ainda é mesmo.
Em termos de equipamentos, o Creta 2025 ficou mais completo e, na Índia, ganhou pacote com itens adicionais de tecnologia e segurança. É o caso do conjunto SmartSense Level 2 com 19 funções, incluindo câmeras de 360 ??graus, alerta de ponto cego, monitor de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas e controle eletrônico de estabilidade (ESC). A Hyundai afirma ainda que a estrutura da carroceria foi reforçada e mudanças adicionais foram feitas para garantir um “alto nível de resistência a colisões”.
Há ainda teto solar panorâmico, sistema de som Bose de 8 alto-falantes, bancos dianteiros ventilados, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros. No Brasil, vale lembrar, praticamente todos estes itens já são oferecidos no Creta desde o lançamento do modelo atual.
Na Índia, a Hyundai aproveitou o facelift para mexer na mecânica do Creta. Por lá, a nova gama passa a contar com motor 1.5 turbo de 160 cv para complementar a oferta já composta por 1.5 aspirado e 1.5 turbodiesel. O propulsor equipa as versões topo de linha e sai de fábrica sempre associado ao câmbio automatizado de 7 marchas e embreagem dupla. O propulsor 1.4 turbo de 140 cv oferecido até então sai de cena com a chegada do bloco mais moderno.
Além disso, uma inédita versão elétrica – já flagrada em testes – será adicionada ao portfólio com bateria de 45 kWh, motor elétrico de 140 cv e autonomia de aproximadamente 400 km.
Novo Creta 2025 no Brasil
O mercado indiano será o primeiro a ter o Creta renovado, ainda neste mês. A estreia do facelift no Brasil é aguardada na sequência, mas a data exata depende dos planos locais da Hyundai. Pode acontecer ainda em 2024 ou, no máximo, 2025. Com o facelift, fica a expectativa para adoção de propulsor turbo mais potente por aqui, especialmente nas versões de topo. Hoje, o Creta brasileiro é vendido com motores 1.0 turbo de 120 cv e 2.0 aspirado de 167 cv. (Motor 1/Dyogo Fagundes)