Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado sul-americano de veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus) registrou, em 2023, queda de 12,4%. Nos sete principais países, as vendas atingiram 224.222 unidades, em relação às 255.978 unidades comercializadas em 2022. Em quase todos os países, como Brasil, Colômbia e Peru, as vendas caíram. Apenas no Equador e no Uruguai houve crescimento, respectivamente de 0,2% e 4,8%.
No Brasil, a entrada em vigor da tecnologia de emissões Euro 6 fez com que as vendas caíssem 12% e o mercado encerrou o ano com a venda de 128.777 veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus), em comparação com as 146.429 unidades faturadas durante o ano de 2022, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores).
O segmento de caminhões apresentou a maior queda, com 16,4% e 104.155 unidades, contra 124.569 do ano anterior. O segmento de ônibus, com a retomada das empresas transportadoras rodoviárias e a ampliação dos programas governamentais, especialmente o Caminho da Escola, apresentou crescimento de 12,6%, com 24.622 veículos, contra 21.860 de 2022. Apesar da entrada em vigor da legislação Euro 6, a grande demanda no primeiro trimestre e a contínua renovação de frota das operadoras do transporte coletivo urbano e rodoviário permitiu o crescimento.
A disputa pelas principais posições do mercado foi mantida pelo rigoroso equilíbrio entre a Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz, no segmento de venda mensal de caminhões com domínio da Volkswagen nas vendas acumuladas, com o total 27.015 veículos e 25,94%, sobre a Mercedes-Benz com 26.236 unidades e 25,19%.
No segmento de ônibus, a Mercedes-Benz foi a líder com ampla vantagem sobre as demais fabricantes. Foram 14.519 unidades e 59,0% de participação de mercado, seguida pela Volkswagen Caminhões e ônibus, com 4.503 veículos (18,2%) e a Marcopolo, com os micro-ônibus Volare, com 3.317 unidades e 13,5% de participação nas vendas totais.
Colômbia tem queda de 23,4%
A Colômbia encerrou 2023 com a venda de 32.511 veículos comerciais, com queda de 23,5% em relação às 42.488 unidades comercializadas em 2022. Segundo dados da Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável), foram 24.349 caminhões com PBT até 10,5 mil kg, com retração de 17,4% em relação às 29.484 unidades do ano anterior. O de caminhões pesados (acima de 10,5 toneladas) apresentou a maior queda, com 38,8% e 5.873 unidades sobre as 9.596 vendidas anteriormente. E o de ônibus e miniônibus caiu 32,8%, com 2.289 em comparação com os 3.408 veículos de 2022.
O mercado colombiano começou 2023 com crescimento, embalado pelo desempenho de 2022 e registrou elevação de 11,9% no primeiro trimestre, com 9.841 veículos, contra 8.794 do mesmo período do ano anterior. Desde abril, as vendas perderam força e em todos os meses o volume comercializado foi menor.
No Peru, queda de 2,3%
O mercado peruano fechou 2023 com a venda de 17.327 caminhões e ônibus, 2,3% abaixo dos 17.729 veículos comercializados no ano anterior. De acordo com dados da AAP (Associação Automotriz do Peru), os segmentos de caminhões e cavalos mecânicos caíram 1.4%, com 15.095 unidades contra 15.311 de 2022, e o de ônibus e miniônibus apresentou retração de 7,7%, com 2.232 unidades, em relação às 2.418 do período anterior.
É importante destacar que, apesar de as vendas acumuladas de caminhões em 2023 serem inferiores a 2022 e 2021, o desempenho é o terceiro melhor dos últimos nove anos. Ou seja, de 2015 a 2020, a média de veículos vendidos era de pouco mais de 12 mil/ano e no triênio 2021/2023, saltou para mais de 15 mil unidades anuais.
Equador tem ligeiro crescimento
O Equador alcançou em 2023 crescimento de 0,2% em relação ao ano anterior. Segundo dados da AEADE (Associação das Empresas Automotoras do Equador) foram 15.657 caminhões, ônibus e vans, contra 15.633 de 2022.
Os segmentos que puxaram esse crescimento foram os de ônibus e de vans que registraram aumento de 45,3% e 18,8%, respectivamente. Foram comercializados 997 ônibus, contra os 686, e 4.995 vans, em comparação com as 4.206 de 2022. O segmento de caminhões, o de maior volume e mais importante, foi o único que teve retração de 10,0%, com 9.665 veículos, contra 10.741 do período anterior.
Mercado argentino cai 3,4%
O mercado argentino fechou o ano de 2023 com a venda total de 14.163 veículos comerciais pesados, com queda de 3,4% no em relação às 14.668 unidades do ano anterior. De acordo com dados divulgados pela SIOMMA e Acara (Associação dos Concessionários de Automotores da República Argentina), o mercado apresentou um desempenho instável ao longo do ano. Nos seis primeiros meses, manteve vendas médias mensais acima de 1.200 unidades, mas no último quadrimestre, o volume médio foi inferior a 900 unidades.
Entre as marcas, o ano foi marcado por uma rigorosa disputa entre a IVECO e a Mercedes-Benz, com leve vantagem da primeira, que encerrou o ano com o total de 5.364 veículos, apenas 126 unidades a mais que a Mercedes-Benz, que registrou a venda de 5.238 veículos.
Chile cai 21,1%, mas fecha o ano com recuperação
O Chile completou o ano de 2023 com a venda de 12.650 caminhões e a queda de 21,1% na comparação com os 16.038 veículos vendidos em 2022. Segundo dados divulgados pela ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), o mercado apresentou contínua queda de vendas de março a agosto, o pior mês em vendas desde 2020, com apenas 834 unidades, mas registrou retomada nos últimos quatro meses do ano.
Da mesma forma, também o segmento de transporte de passageiros registou uma ligeira queda no ano de 1,6% em 2023 com 3.073 unidades vendidas contra 3.122 do ano anterior. O menor volume comercializado pode ser explicado pela incorporação de novos veículos com tecnologia 100% elétrica para o sistema de transporte urbano de passageiros. Do total de ônibus vendidos em 2023, 46% foram elétricos.
Uruguai tem o maior crescimento, com 4,8%
O mercado uruguaio, que tradicionalmente é um dos menos pujantes da América do Sul, encerrou o ano de forma diferente da maioria dos demais países do continente, com crescimento de 4,8% nas vendas de veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus). Segundo dados da ACAU (Associação do Uruguai), foram comercializadas 3.137 unidades, contra 2.993 do ano anterior.
O segmento de caminhões apresentou ligeira queda, de 1,3%, com 2.746 unidades em comparação com as 2.776 de 2022. O de miniônibus, cresceu 48,5%, com 242 veículos, acima dos 163 do no anterior, e o de ônibus foi o que mais cresceu, 175,9%, com 149 unidades sobre as 54 do período passado. (Truck & Bus Builder América do Sul)