Venda de caminhões novos caiu 16% no ano passado

Estradão

 

A venda de caminhões novos recuou 16,39% no Brasil em 2023, para 104.155 unidades: 20,4 mil unidades a menos do que a registrada em 2022, quando foram emplacados 124.569 caminhões no País. O Volvo FH 540 manteve a liderança, com 7.200 emplacamentos (confira os modelos mais vendidos na tabela ao lado). Os dados são da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do País.

 

Também houve queda de 16,53% nas vendas em dezembro de 2023, quando os emplacamentos somaram 10.068 caminhões: 1.994 a menos do que em novembro. Porém, na comparação com dezembro de 2022, com 9.051 vendas, o resultado é positivo.

 

Segundo o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, o setor de caminhões foi o único a apresentar retração em 2023. De acordo com ele, isso é resultado da entrada em vigor do Proconve P8. Para atender às novas regras de controle de emissões, os caminhões receberam várias atualizações. Com isso, os preços subiram até 30%. Além disso, os bancos estão mais restritivos na concessão de crédito.

 

Projeção de alta

 

Andreta Jr, porém, informa que o mercado voltou a comprar no segundo semestre, principalmente devido à redução das taxas de juros. “No decorrer do ano, o segmento foi se ajustando. As taxas de juros menores favoreceram os financiamentos e o agronegócio beneficiou o setor.”

 

Conforme o executivo, a queda foi menor do que a previsão feita no início do ano. Para 2024, o presidente da Fenabrave aposta no crescimento da venda de caminhões em torno de 10%. A expectativa é fechar o ano com 114,5 unidades emplacadas. “Alguns fatores podem favorecer o segmento, como a consolidação do Euro 6, da melhora (na oferta) de crédito e da evolução do agronegócio.

 

Segundo Andreta Jr, o setor responde por 50% da venda de caminhões pesados. A expectativa das fabricantes é que o governo lance um programa permanente de renovação de frota no Brasil.

 

Segundo executivos ouvidos pelo Estradão, isso deve ocorrer ainda no primeiro semestre. Assim, o programa deve ser um desdobramento da MP 1175/23, por meio da qual o governo federal garantiu R$ 1 bilhão em recursos para a compra de caminhões e ônibus em 2023. Porém, a medida teve prazo curto.

 

Segundo os dados da Fenabrave, a Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou a venda de caminhões novos em 2023. No total, a marca faturou 27.015 unidades, o que representa 25,94% de participação de mercado. Em seguida vem a Mercedes-Benz, com 26.236 vendas e 25,19% do total. Depois está a Volvo, com 19.644 vendas e 18,86% dos emplacamentos totais no País.

 

Em quarto está a Scania, com 12.440 vendas e 11,94% do bolo. A Iveco ficou em quinto lugar, ao emplacar 9.384 caminhões (9,01%) do total. Em sexto, a DAF somou 8.344 vendas e conquistou 8,01% de participação.

 

A Hyundai aparece na sétima colocação com 317 caminhões faturados e 0,30% do total. A Foton, na oitava posição, teve 247 vendas e 0,24% de participação. (Estradão/Andrea Ramos)