Viação Catedral compra 152 ônibus Volvo

Truck & Bua Builder América do Sul

 

A Viação Catedral, uma das maiores operadoras de transporte de passageiros do Brasil, com atuação em 14 estados e presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e, principalmente, Nordeste, adquiriu um lote de 152 ônibus Volvo rodoviários com tecnologia Euro 6.

 

A frota adicional é formada por 88 unidades do modelo Volvo B460R 6×2 e 64 do Volvo B510R 8×2. Todos os veículos são Double Decker e serão utilizados em rotas de longa distância, ligando o centro do País às demais regiões.

 

Dos 152 veículos adquiridos pela Catedral, 150 chassis têm carroceria Marcopolo G8 Paradiso 1800 Double Decker, com várias configurações internas para poltronas leito cama, leito, semileito. Duas unidades receberam carrocerias da Comil, do modelo Invictus DD.

 

Clayton Vidal, presidente do Grupo Catedral, declarou que o objetivo da empresa é ampliar e renovar a frota para dar mais qualidade, conforto e segurança aos passageiros. Salientou que, com os novos veículos melhora a operação com chassis de última geração, mais modernos, menos poluentes e com novas tecnologias.

 

Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo do Brasil, declarou ser essa a maior venda de chassis rodoviários feito pela empresa nos últimos anos e que o negócio foi fechado pela Suécia Veículos, concessionária Volvo que atua na região Centro-Oeste.

 

Os veículos são da nova plataforma Euro 6 da Volvo, com novo motor que proporciona mais potência a menor consumo de combustível, além de contar com novas tecnologias que contribuem para reduzir as emissões de gases e os custos operacionais.

 

O presidente da Grupo Catedral afirmou que a confiança na marca, o pós-venda eficiente e os avanços tecnológicos foram decisivos para a nova escolha da Volvo. E salientou que, entre as inúmeras melhorias adotadas pela fabricante, realça uma importante mudança promovida pela engenharia, com a introdução de um avançado sistema de arrefecimento do motor, que separou as posições do Intercooler e do radiador.

 

Demonstrando conhecer perfeitamente os veículos de sua frota, comentou que os ventiladores são elétricos e só são ligados, parcial ou totalmente, quando é necessário. E salientou que a criativa solução reduz a perda mecânica e hidráulica, consumindo muito menos energia e contribuindo para diminuir também o consumo de diesel.

 

Cliente antigo da marca, desde que a empresa de transportes foi fundada em Brasília, em 1985, a Viação Catedral possui mais de 60% de sua frota atual de 400 ônibus formada por veículos Volvo.

 

A Viação Catedral transporta 1,5 milhão de passageiros por ano e tem objetivos arrojados. Com a aquisição de 152 ônibus Volvo, ela baixa o índice atual de renovação de frota de 2,5 anos para 1,5 ano, uma das mais novas do Brasil. (Truck & Bua Builder América do Sul)