Stellantis é a maior vitoriosa na briga dos incentivos do Nordeste

AutoIndústria

 

A Câmara dos Deputados aprovou no âmbito da tão esperada reforma tributária a manutenção dos incentivos para o setor automotivo do Nordeste, Norte e Centro. Foram 341 votos a favor e 153 contra, além de quatro abstenções.

 

Foram ignorados, assim, os destaques que propunham retirar os benefícios para os veículos a combustão, conforme texto aprovado no Senado, e manter apenas para os eletrificados, incluindo híbridos e 100% elétricos.

 

As montadoras do Sudeste e Sul, Volkswagen, General Motors e Toyota, tinham pedido a retirada dos veículos a combustão, alegando que tal medida beneficiaria uma única empresa, a Stellantis.

 

E a Stellantis, indiscutivelmente, foi a grande vencedora da verdadeira batalha ocorrida no setor automotivo na últimas semanas. A empresa mantém fábrica em Goiana, Pernambuco, onde produz modelos Jeep, Fiat e Ram.

 

Em menor escala, por terem volumes bem menores de produção, também saem beneficiadas a HPE e Caoa, que têm operações em Goiás.

 

Entre as que estão chegando ao País, quem sai ganhando é a chinesa BYD que assumiu as antigas instalações da Ford em Camaçari, na Bahia, onde vai produzir eletrificados a partir do final do ano que vem.

 

A marca concorre diretamente com a GWM, também chinesa, que comprou as instalações da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior paulista, e chegou a divulgar documento apoiando a primeira carta aberta da VW, GM e Toyota contra a extensão dos benefícios para o setor automotivo no Nordeste.

 

Os deputados, segundo informações da Agência Brasil, excluíram da proposta a prorrogação do incentivo para a produção de peças para veículos elétricos e a combustão. O texto agora, juntamente com toda a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma tributária seguirá para a sanção presidencial. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)