Attivi Integral Marcopolo chega a Porto Alegre

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Alinhada ao desafio global de desenvolver soluções para contribuir com a descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros, a Marcopolo anuncia a chegada de modelos do ônibus Attivi Integral – veículo elétrico com chassi e carroceria próprios – à cidade de Porto Alegre (RS) em 2024. No total, serão 8 veículos que circularão em rotas operadas pela Nortran e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC), com entrega dos primeiros ônibus a partir de abril de 2024.

 

“Essa é uma importante venda do Attivi Integral, mostra que estamos prontos para atender o mercado brasileiro como um todo, assim como companhias internacionais, de acordo com as demandas e oportunidades”, revela Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

 

A entrega dos ônibus elétricos da Marcopolo para Porto Alegre consolida o trabalho realizado pela companhia em busca de oferecer ao mercado soluções de transportes mais sustentáveis, com a demonstração dos veículos em diversas cidades do País, entre elas Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Manaus (AM), Vitória (ES) e Angra dos Reis (RJ).

 

A multinacional brasileira também anunciou neste ano um investimento de R$ 50 milhões para a fabricação do modelo na planta de São Mateus, no Espírito Santo, o que amplia a capacidade produtiva da empresa.

 

Atualmente, além do Attivi Integral, a Marcopolo conta ainda com cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, desenvolvidos com chassis de parceiros, que circulam em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil.

 

Diferenciais do Attivi Integral

 

O Attivi Integral é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos, e tem um conceito inovador para o transporte coletivo urbano.

 

“Para nós é motivo de orgulho sermos responsáveis pelo desenvolvimento de um veículo eletrificado 100% brasileiro, que conta com a expertise da engenharia automotiva do país e alia a confiabilidade e segurança, que o mercado já tem na Marcopolo, aos mais modernos recursos tecnológicos”, pontua Ricardo Portolan.

 

Os veículos que circularão em Porto Alegre têm capacidade para transportar 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas no entre eixos do lado esquerdo, ar-condicionado, e bateria com autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas.

 

Ficha Técnica – Attivi Integral Marcopolo

 

  • 12,95m de comprimento
  • Acessibilidade via rampa manual na porta entre eixos
  • Ar-condicionado
  • Autonomia de até 280 km e Tempo de Carga de até 4 horas
  • Baterias LFP com 398,6kWh de capacidade
  • Capacidade de até 81 passageiros
  • Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
  • Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
  • Catraca no entre eixos
  • Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  • Direção hidráulica eletroassistida
  • Espaço para cadeira de rodas no entre eixos lado esquerdo
  • Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake)
  • Freios dianteiro a disco e traseiro a tambor
  • Itinerários frontal, laterais e traseiro
  • Largura – 2,55 m
  • Motor com potência pico de 385kW
  • Para brisas bipartido
  • Poltronas City estofada
  • Sistema de supressão de incêndio nos compartimentos das baterias
  • Suspensão pneumática, com regulagem de altura e ajoelhamento bilateral
  • Teto e calhas superiores em alumínio
  • Tomada para recarga tipo CCS-2-DC
  • Vidros colados

 

Sobre a Marcopolo

 

Fundada há 74 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países. (Truck & Bus Builder América do Sul)