Nunes anuncia ônibus de graça aos domingos na cidade de SP

O Estado de S. Paulo

 

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), anunciou ontem que o Município vai implementar a tarifa zero em ônibus aos domingos na capital paulista. A medida começa a valer já em 17 de dezembro, e contempla 1.175 linhas. O acesso dos passageiros deverá continuar ocorrendo pela porta da frente dos veículos.

 

A gratuidade também será estendida para Natal, ano-novo e aniversário de São Paulo. A ideia é testar esse modelo para entender os efeitos da gratuidade da passagem na cidade. Na última semana, uma subcomissão da Câmara Municipal

 

dedicada ao tema deu aval para a medida em relatório final, sugerindo opções para a adoção gradual da tarifa zero. “Vamos deixar de receber aquele valor da tarifa que é pago aos domingos, que é de R$ 283 milhões no ano”, disse Nunes, em coletiva de imprensa. A iniciativa ganhou o nome de Domingão Tarifa Zero. “Isso (a tarifa zero) vai dar uma condição de bem-estar muito importante e a geração de atividade econômica forte aos domingos”, afirmou. A gratuidade será da 0h às 23h59, e vale para todas as linhas que atendem a cidade aos domingos.

 

Hoje, 2,2 milhões de passageiros usam os sistema no domingo, segundo a Prefeitura. Com a tarifa zero, mesmo se dobrar essa quantidade de passageiros (para 4,4 milhões), a estimativa é de que os 4.830 ônibus que circulam na cidade aos domingos deem conta desse aumento. “Essa frota circula com 40% da sua capacidade, portanto, nós temos 60% dos ônibus ociosos”, disse Nunes. “Não será necessário ampliar o número de ônibus.”

 

Nunes, que pretende se candidatar à reeleição no ano que vem, tem tratado a proposta como uma de suas bandeiras. Enquanto isso, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse recentemente ser “absolutamente contra” o modelo – uma eventual adesão por parte do Estado estenderia o benefício, por exemplo, a linhas de Metrô e CPTM.

 

Para o prefeito, a negativa de adesão por parte do Estado não é problema. “Serão só os ônibus, já que eles atendem 100% o nosso objetivo, sem necessidade de Metrô e CPTM”, disse Nunes, que disse ter se reunido ontem com Tarcísio para discutir o tema.

 

São Caetano

 

No mês passado, o município de São Caetano do Sul, no ABC, instituiu a gratuidade nas linhas de ônibus municipais. A isenção da tarifa é válida para as oito linhas geridas pela Viação Padre Eustáquio (Vipe), concessionária de transportes do município. Foi a terceira cidade da Grande São Paulo a instituir a tarifa zero nos ônibus municipais. A primeira foi Vargem Grande Paulista, em 2019. Um ano depois, foi a vez de Pirapora do Bom Jesus. (O Estado de S. Paulo/Ítalo Lo Re)