Kia K3 chega ao mercado para substituir Cerato com tecnologia híbrida flex inédita

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O KIA K3, modelo que foi revelado em agosto pela marca, acaba de chegar ao mercado peruano. Nome utilizado na Coreia do Sul para denominar o Cerato, o Kia K3 está disponível nas carrocerias hatch e sedã. Seu objetivo é substituir o Rio nos países latinos, além do próprio Cerato, que saiu de linha por aqui ainda em 2023. Sua estreia no país vizinho pode significar que o novo modelo está cada vez mais próximo do Brasil, onde deve contar com motor flex com tecnologia híbrida leve.

 

O design, chamado de Opposites United pela Kia, une faróis estreitos e bem integrados à grade com LEDs que avançam sobre o para-choque. Na traseira, o destaque fica por conta da tampa do porta-malas com formato reto e atravessada por lanternas interligads.

 

A versão das fotos, chamada de GT-Line, conta com rodas de 17 polegadas, antena tipo shark, dupla saída de escapamento e outros. No interior do substituto do Cerato, o destaque vai para a integração do quadro de instrumentos com a tela de entretenimento de 10,25 polegadas em uma única peça.

 

Há ainda um volante inspirado no elétrico EV6, painel minimalista e com linhas horizontais. Entre os equipamentos, há Apple CarPlay, Android Auto sem fio, portas USB tipo C, ar-condicionado de duas zonas, 6 airbags, ESP, sistemas de frenagem automática e detector de pontos cegos.

 

Sob o capô do Kia K3, tudo indica que o hatchback acompanhará o sedã e não contará com motores turbo. São esperados, desta forma, propulsores 1.6 aspirado de 125 cavalos (mesmo do antigo Rio) e 2.0 também aspirado de 154 cavalos. O câmbio poderá ser manual ou automático, sempre de 6 marchas. Para mercados de exportação, haverá ainda um motor 1.4.

 

Estratégia da Kia com seu novo modelo

 

Assim como fez a Honda com os modelos City hatch e sedã, a Kia espera ter mais representatividade nos dois segmentos. A dupla da marca japonesa, inclusive, será rival do Kia K3. Como é feito no México, que possui acordo de livre comércio com o Brasil, a expectativa é de que o modelo chegue com preços competitivos. O substituto do Cerato deve transitar na faixa entre R$ 120 mil e R$ 140 mil.

 

Entretanto, a aposta da Kia é no mercado de sedãs, apesar do Hatch também desembarcar no País. Com 4,54 metros de comprimento, 1,76m de largura, 1,47m de altura e 2,67m de entre-eixos, o Kia K3 vai brigar ainda com o Nissan Versa, Volkswagen Vitrus, além do já citado City. Entre os concorrentes, o K3 é o que possui maior porta-malas, por exemplo, com 544 litros.

 

Kia Cerato sai de linha

 

Em julho, o Kia Cerato deixou de ser oferecido no site oficial da marca. A Kia afirmou, na época, que a oferta do modelo foi suspensa, mas deixou em aberto um eventual retorno. Em sua quarta geração, o modelo era oferecido apenas em duas versões: EX e SX.

 

As opções se diferenciavam pelo nível de equipamentos e custavam R$ 113 mil e R$ 118 mil, respectivamente. As duas versões contavam com a mesma mecânica com base no motor 2.0 aspirado flex de 167 cavalos de potência e 20,6 kgfm de torque. A transmissão era automática de seis marchas nas duas configurações.

 

Com o fim do sedã, a marca sul-coreana passa a ter apenas SUVs em seu portfólio. A lista tem Stonic, Niro e Sportage, além da minivan Carnival e do caminhão Bongo, que é um Veículo Utilitário Compacto (VUC). (Portal CPG Click Petróleo e Gás)