Colômbia registra queda de 38,8% nas vendas de comerciais pesados em novembro

Truck & Bus Builder América do Sul

 

Em novembro, o mercado colombiano enfrentou mais um mês de queda de vendas de veículos comerciais pesados. Segundo a Andemos (Associação Nacional de Mobilidade Sustentável), foram 2.368 unidades, com recuso de 38,8% em relação às 3.867 unidades do mesmo mês do ano passado.

 

Todos os segmentos apresentaram queda. Caminhões até 10,5 mil kg de PBT caiu 33,2%, com 1.867 unidades contra as 2.793 de novembro passado. Caminhões com PBT acima de 10,5 mil kg registrou queda de 48,5%, com 323 veículos, contra 627. E ônibus e micro-ônibus teve a maior queda, de 60,2%, com 178 unidades em relação às 447 do mesmo mês de 2022.

 

Segundo a Andemos, a queda, que vem sendo registrada desde abril passado, está sendo motivada pela alta de preços, dificuldades de obtenção de financiamento bancário e juros elevados.

 

No acumulado do ano, também todas as categorias tiveram desempenho negativo. A de caminhões com PBT 10,5 toneladas caiu 38,7%, com 16.382 unidades, ante as 26.719 de janeiro a novembro do ano passado. Caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas caiu 39,0%, com 4.788 veículos, contra 7.848. E veículos para o transporte de passageiros recuou 28,8%, com 2.068 unidades em relação às 2.903 do mesmo período de 2022.

 

A marca líder em vendas na categoria até 10,5 toneladas foi a Chevrolet, com 4.131 unidades faturadas de janeiro a novembro deste ano, com resultado negativo de 32,3% em comparação com igual período de 2022, em que registrou o faturamento de 6.103 veículos.

 

No segmento de veículos comerciais pesados com capacidade acima de 10,5 toneladas, a Foton comandou as vendas com 897 unidades, embora com queda de 23,4% em comparação com as 1.171 unidades registradas nos onze primeiros meses de 2022.

 

A Chevrolet foi também a marca líder de vendas no segmento de veículos de transporte de passageiros, como total de 691 unidades, com crescimento de 34,7% sobre os 513 veículos do ano anterior.

 

Na categoria de veículos elétricos e híbridos ocorreu crescimento nos segmentos de caminhões com capacidade de carga até 10,5 toneladas e também acima de 10,5 toneladas, com o total, nos onze meses, de, respectivamente, 439 unidades (4,3% acima das 421 vendidas) e seis (500% acima de um veículo vendido no mesmo período do ano passado).

 

A marca líder foi a chinesa Zhidou, com a venda de 154 veículos em seu primeiro ano de participação do mercado colombiano, seguida pela Ford, com 97 unidades e pela Dongfeng, com 73 unidades registradas nos onze meses de 2022.

 

As vendas de veículos elétricos dos veículos de transporte de passageiros apresentaram queda de 97,1%, com 29 unidades em relação aos 1.006 veículos vendidos no mesmo período do ano passado. (Truck & Bus Builder América do Sul)