Scania apresenta Linha Super em versão off-road

Frota & Cia

 

Depois de apresentar a linha Super de caminhões rodoviários em maio último, a Scania estende agora a novidade para o segmento fora-de-estrada. A montadora apresentou em nível mundial a nova Linha XT Super, que contempla um novo trem-de-força com potências de 460 cv e 560 cavalos. Além de um torque de 2.500Nm e 2.800Nm, cerca de 10% superior à versão XT anterior, pela ordem. O conjunto permite alcançar uma capacidade máxima de tração (CMT) de 210 toneladas e é especialmente recomendado para aplicações florestais e de mineração.

 

Destaque para a nova caixa de transmissão Scania Opticruise Heavy Planetary, que conta com uma sessão planetária reforçada, chamadas G25CH e G33CH, de 14 velocidades, combinada com uma super reduzida Crawler, que reduz o uso frequente dos freios, além do Overdrive.

 

No esforço de oferecer mais segurança na operação, os novos Scania Super XT vem equipados com dois freios, o CRB (freio de liberação de compressão, que chegou com a gama Super em 2022), e o auxiliar hidráulico Scania Retarder – ambos de série. “Essa dupla vai impressionar os motoristas e os clientes, explica Marcelo Gallao diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “Somados são 850 Kw de potência, ou 1.153 cavalos de potência, o que representa a maior capacidade de frenagem do mercado”.

 

Surpreendendo os clientes

 

Para aplicações na mineração, a Scania oferece o modelo G 560 8×4 XT Heavy Tipper Super, que oferece a maior capacidade técnica da categoria com peso bruto total (PBT) de 60 toneladas. “O modelo, sem dúvida, será nosso campeão de vendas no segmento”, aposta Gallao. “Nos testes pré-lançamento, surpreendemos os clientes com o tamanho da segurança a bordo nas mais severas condições na mineração. Estamos orgulhosos de todas as melhorias que agregamos nesse novo Heavy Tipper”.

 

Já para o setor canavieiro, a empresa traz o modelo G 560 6X4 XT Super, de 560 cavalos, que substituiu o 540cv da geração Euro 5. Segundo a empresa, o veículo oferece maior capacidade de arranque em aclives e menor rotação em velocidade de cruzeiro. A CMT chega a 150 toneladas. Na cana, ele já atende o peso bruto total combinado (PBTC) para as novas operações de 91 toneladas, nos circuitos rodoviário e fora de estrada.

 

Os lançamentos chegam em boa hora, tendo em vista o bom momento que vive os mercados florestal e de mineração. “As projeções para 2024 indicam que a cana terá uma ótima safra, com aumento da moagem, ao mesmo tempo que, na madeira, novas plantas produtivas vão aquecer o ano. Também haverá aumento da produção de minério e a construção deverá ter maior procura, com investimentos do PAC, prometidos pelo governo federal”, comenta Fabricio Vieira, gerente de vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.

 

Prova da afirmação é o volume de encomendas da empresa para o próximo ano.  “A Scania já tem 1 mil caminhões off-road em carteira para o primeiro semestre de 2024, um recorde para a marca. Dentre eles, 115 já são do novo 560 G 8×4 XT Heavy Tipper Super para a mineração. Desse volume total, 70% são da gama Super, levando em conta todos os segmentos fora de estrada, e das aplicações já lançadas em 2022”, completa Vieira. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)