Horse nacionalizará motor 1.3 turbo para a Renault

AutoIndústria

 

A Renault comemorará 25  anos do Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, na próxima segunda-feira, 4. Um dos presentes de aniversário, contudo, já foi “desembrulhado” pelo governo paranaense: a nacionalização do motor turbo 1.3 Tce.

 

Na verdade, o governo foi apenas o arauto da novidade. O presente, no valor estimado de R$ 100 milhões, vem mesmo da Horse, empresa global recém-criada a partir da estrutura produtiva e de engenharia da Renault e que ficará responsável pelo fornecimento de motores também para outras marcas.

 

Patrice Haettel, CEO da empresa, se reuniu nesta quinta-feira, 30, com o governador Ratinho Júnior e secretários de Estado, acompanhado de Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e de outros executivos da montadora que receberá no dia 4 o Vice-Presidente e Ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, em evento na fábrica da região metropolitana de Curitiba.

 

Segundo a Agência Estadual de Notícias, o motor está apto a ser utilizado futuramente em modelos híbridos e será fabricado também para atendimento das operações da Renault na Argentina e Colômbia, “com perspectiva de ampliação de mercados internacionais”.

 

Wesley Palma, diretor de Operações da Horse Brasil, afirmou que a nova linha de produção de motores começará a ser implantada imediatamente. Hoje importado da Espanha, o 1.3 Tce equipa os nacionais SUV Duster e a picape compacta Oroch.

 

A Horse emprega 700 profissionais na operação industrial eno centro de desenvolvimento localizados dentro do Complexo Ayrton Senna, a maior parte dos 1,1 mil trabalhadores alocados na América do Sul, composta por 1.100 pessoas. (AutoIndústria)