Volkswagen vai entregar 5,6 mil ônibus escolares ao Caminho da Escola

Technibus

 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus será responsável por fornecer mais 5,6 mil novos veículos na mais recente licitação para o programa Caminho da Escola, após vencer a licitação aberta em outubro deste ano para a compra de 16,3 mil veículos pelo governo federal. É o maior lote conquistado pela empresa desde a criação deste programa em 2007.

 

Dos 5,6 mil ônibus escolares que serão produzidos na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, 4.000 veículos são na configuração ORE 1 (ônibus com comprimento máximo de sete metros e capacidade mínima para 29 estudantes sentados), construída com base no chassi Volksbus 8.180E e 1.600 modelos Onurea (ônibus urbano escolar acessível) configurada no Volksbus 8.180.

 

As duas configurações são novidades da linha de ônibus Volkswagen e os veículos estão equipados com motor Cummins ISF 3.8L, quatro cilindros, com transmissão manual de seis velocidades e tem ar condicionado. O modelo Onurea oferece duas opções de acessibilidade, sendo plataforma elevatória ou dispositivo de poltrona móvel (DPM).

 

Cada modelo de ônibus para o Caminho da Escola é feito sob medida. Em sua nova linha, a Volkswagen Caminhões e Ônibus reforçou as vantagens operacionais dos veículos, inclusive para entregar mais segurança ativa de série, conforto superior e maior tecnologia, além de maior eficiência e economia de combustível.

 

Para dar conta de entregar os ônibus escolares até o fim de 2024, a Volkswagen Caminhões e Ônibus está reforçando a produção na fábrica de Resende. Desde o dia seis de novembro a linha de montagem, que estava trabalhando em um turno, passou a cumprir a jornada em dois turnos e os 400 trabalhadores que estavam em lay-off (com contrato de trabalho suspenso) voltaram às atividades.

 

“Para nós, como líderes no fornecimento de ônibus escolares, este é um negócio de grande relevância especialmente por nos permitir cumprir nosso propósito de oferecer soluções de transporte sustentável para todos. É uma grande honra saber que estamos contribuindo para o acesso de estudantes brasileiros à educação, com uma frota que agora vai superar a marca de 30 mil unidades Volkswagen nesse importante programa”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

 

Em 2023, a Volkswagen Caminhões e Ônibus celebra 15 anos desde seus primeiros ônibus entregues ao Caminho da Escola. Nesse período, foram mais de 27 mil ônibus VW, que transportam cerca de 27 milhões de estudantes nos lugares mais remotos do Brasil. Esses veículos estão distribuídos por mais de cinco mil municípios, o que significa que quase todas as cidades brasileiras contam com pelo menos um Volksbus do Caminho da Escola.

 

Os 16,3 mil ônibus escolares que serão adquiridos neste ano estão divididos em três lotes com 18 tipos de veículos.

 

No primeiro lote, são sete modelos todos com transmissão mecânica, sendo quatro mil unidades de modelos ORE 1: ônibus com comprimento máximo de sete metros e capacidade mínima para 29 estudantes sentados, 3.600 ORE 2: ônibus com comprimento máximo de nove metros e capacidade mínima para 44 estudantes sentados, e 3.500 ORE 3: ônibus com comprimento máximo de 11 metros e capacidade mínima para 59 estudantes sentados. De modelos ORE 0 4×4 são 400 unidades, ORE 1 4×4 são 1.000, Onurea PA são 1.600 e Onurea PB são 800 unidades.

 

No segundo lote, os seis ônibus têm transmissão automática, sendo 180 unidades de modelo ORE 1, 150 unidades de ORE 2, 180 unidades de ORE 3, 100 unidades de ORE 1 4×4, 100 unidades Onurea PA e 40 unidades Onurea PB.

 

No terceiro lote os cinco ônibus têm transmissão automatizada, sendo 180 unidades de modelos ORE 1, 150 unidades de ORE 2, 180 unidades de ORE 3, 100 unidades de Onurea PA e 40 unidades de Onurea PB. Segundo o FNDE, as especificações técnicas estarão disponíveis no edital e o valor final de cada ônibus só será definido após a licitação. (Technibus/Sonia Moraes)