Renault apresenta na Europa a quarta geração do Master Furgão

Frota & Cia

 

A Renault apresentou na Europa a quarta geração do Master Furgão, que incorpora as mais avançadas tecnologias automotivas, incluindo o conceito Multienergia, com versões a diesel, elétrica e futuramente a hidrogênio. Ostentando um visual robusto e futurista em estilo “Aerovan”, que oferece o máximo de eficiência aerodinâmica seja qual for a fonte de energia utilizada, o novo Renault Master será comercializado a partir do segundo semestre de 2024, porém sem data para chegar ao Brasil.

 

“Com o Novo Renault Master, nossa intenção era aproximar ao máximo da definição de furgão ideal. Os pequenos e médios empreendedores, bem como os gestores de frotas, encontrarão nele um furgão que está dando um grande passo à frente e estará sempre pronto para ajudá-los a atingir o máximo de produtividade. Eles podem contar com este furgão como um verdadeiro parceiro para o dia a dia no trabalho, independente da fonte de energia utilizada”, comenta Hélène Carvalho, responsável pelo programa Renault Master.

 

A nova plataforma multienergia abrange motores Diesel Blue dCi, com potências de 105, 130, 150 e 170 cavalos. Junto com duas opções de transmissão: manual clássica ou a nova caixa de câmbio automática EAG9 com conversor de 9 velocidades. Já as versões 100 % elétricas oferecem duas motorizações de 96 ou 105 kW, que entregam 300 Nm de torque. A primeira vem equipada com uma bateria de 40 kWh (com 180 km de autonomia WLTP) e a segunda com uma bateria de 87 kWh (mais de 410 km de autonomia pelo ciclo WLTP). Embora não esteja ainda disponível, a empresa projeta oferecer no futuro uma versão a hidrogênio H2-Tech e célula de combustível.

 

As versões elétricas em particular irão oferecer funções V2X, como V2L (do Veículo para Carregamento de Dispositivos Elétricos) e V2G (do Veículo para a Rede), com possibilidade de recarregar dispositivos externos utilizando uma tomada na cabine ou na área de carga. Dessa forma, será possível conectar aparelhos portáteis, como ferramentas e dispositivos eletrônicos, além de equipamentos integrados às versões transformadas.

 

Design e exterior

 

O design externo foi todo trabalhado para transmitir confiabilidade, robustez e segurança. Sua grade frontal lembra os caminhões pesados e as proporções do veículo buscam oferecer o melhor equilíbrio para qualquer tipo de carroceria. O conjunto ganhou novos reforços para aguentar o trabalho duro. E o coeficiente aerodinâmico foi reduzido em mais de 20%, resultado do capô mais curto, o para-brisa avançado e inclinado, o design dos retrovisores e a inclinação do teto, entre outras modificações. Segundo o fabricante, a excepcional aerodinâmica do Novo Master também contribui muito para a redução do consumo das versões elétricas, estimado em um ganho de 20% na comparação com o Master atual.

 

O interior, por sua vez, ficou próximo dos veículos de passeio em termos de acabamento. O volume de porta-objetos teve um aumento de 25%, totalizando 135 litros. E estão disponíveis várias versões de bancos. O espaço se transforma facilmente em um escritório móvel, com o encosto reclinável do banco central convertido para mesa de trabalho, equipada com tomadas USB-C.

 

No quesito segurança, o novo Renault Master conta com 20 dispositivos avançados de00 assistência ao motorista (ADAS. Incluindo o assistente de estabilização de vento lateral, frenagem automática de emergência (AEBS) e o assistente de reboque, entre outros. Já o Assistente Inteligente de Velocidade ajuda o condutor a respeitar os limites de velocidade.

 

Recursos de conectividade

 

O utilitário produzido em Batilly, próximo a Metz, no leste da França, usa e abusa dos recursos da conectividade. Para tanto, toda a gama vem equipada com sistema multimídia OpenR Link e tela de 10 polegadas, compatíveis com o sistema Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio, para espelhar smartphones. O mesmo acontece com o FOTA (firmware over-the-air), um sistema inteligente e evolutivo que permite receber novas funcionalidades, graças à sua capacidade de atualização à distância disponível para mais de 20 calculadores.

 

Outra novidade é a adoção do ultramoderno sistema multimídia OpenR Link com Google integrado opcional, desenvolvido em conjunto com o Google e baseado no sistema Android Automotive OS12. A tecnologia possibilita consultar, por meio de comando de voz, diversas informações como as últimas notícias e a previsão do tempo, por exemplo. Ou controlar funções do veículo como ar-condicionado ou o desembaçador, se perder a atenção no trânsito. Também é possível navegar pelo Google Maps ou acessar a loja de aplicativos Google Play. A lista de aplicativos disponíveis no Google Play inclui ainda o navegador Vivaldi, que permite acessar e editar e-mails; o Easy Park, uma solução de pagamento de estacionamentos públicos ou então o Waze, para possibilitar uma navegação mais precisa.

 

Para completar, o novo Renault Master Master oferece uma gama completa que atende as mais diversas aplicações profissionais. São 20 silhuetas diferentes, de 11 a 22 m3, com maior abertura da porta lateral (+40 mm) e maior comprimento de carga (+100 mm). O utilitário também possibilita 20 diferentes transformações na própria fábrica, que reduz os prazos de entrega e simplifica a logística de transporte. Os clientes podem optar pela versão L3 para um uso urbano (a L2 é a versão básica e a L3 está disponível com tração dianteira ou traseira, enquanto que a versão L4 é oferecida com tração traseira). (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)