Mercado chileno apresenta queda de venda de comerciais em outubro

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O mercado chileno registrou, em outubro, a venda de 1.356 veículos comerciais, com queda de 23,7% em relação às 1.778 unidades do mesmo mês do ano passado. Segundo a ANAC, (Associação Nacional Automotriz do Chile), o segmento de caminhões registrou a venda de 1.172 unidades e, mesmo sendo o terceiro melhor mês de 2023, representa retração de 14,0% em relação aos 1.363 veículos de outubro de 2022.

 

As vendas de ônibus atingiram 184 unidades em outubro, 55,4% abaixo das 415 unidades do mesmo mês do ano anterior. Em setembro, ocorreu uma entrega de 645 veículos da licitação vencida pela BYD para a frota do sistema RED, que administra o serviço de transporte urbano de passageiros da capital Santiago.

 

Entre as marcas, a Mercedes-Benz liderou o mercado de caminhões tanto em vendas mensais quanto em acumuladas. Em vendas mensais, a Mercedes-Benz atingiu 219 unidades e 18,7% de participação, seguida pela Volvo, com 135 unidades e 11,5%; a Volkswagen, com 125 e 10,8% e a Scania, com 104 e 8,5%.

 

No acumulado do ano, a Mercedes atingiu 1.854 unidades, seguida pela Volvo, com 1.080, Scania, com 967 unidades, e Volkswagen, com 932 veículos.

 

No segmento de caminhões leves, a JAC foi a líder, com 254 unidades e 21,8% de participação do mercado; a Chevrolet dominou no segmento médio, com 695 veículos e 25,3%, e a Mercedes-Benz foi a melhor classificada no segmento pesado, com 1.666 unidades e 25,8% e também na classificação total.

 

Em ônibus, em outubro, a Fuso ficou em primeiro lugar, com 42 unidades, seguida pela Mercedes-Benz, com 39, e pela Volvo, com 31 veículos. No acumulado do ano, o mercado de ônibus mantém a Foton na liderança com 838 veículos e 33,1% do mercado, e a BYD na segunda posição com 366 unidades e 14,5%, ambas por terem sido as vencedoras de licitações realizadas para fornecer veículos à frota de transporte de passageiros do sistema RED. A Mercedes-Benz ocupa a terceira posição, com 289 veículos e 11,4% do mercado, e a japonesa Fuso, o quarto lugar, com 184 veículos e 7,3% de participação. (Truck & Bus Builder América do Sul)