Renault inaugura centro de design no Paraná

AutoIndústria

 

Com a participação do presidente da Améríca Latina, Luiz Fernando Pedrucci, a Renault inaugurou as novas instalações do Renault Design Center Latam (RDCL), no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, PR, na quinta-feira, 26.

 

É um dos cinco espaços do gênero da empresa no mundo, responsável principalmente pelo desenvolvimento de projetos destinados à região.

 

“O novo centro permitirá ao design brasileiro ampliar sua contribuição no desenvolvimento dos projetos globais”, comentou Pedrucci, lembrando que tanto o novo Suv Kardian, que teve estreia global no Rio de Janeiro na quarta-feira, 25, como a picape conceito Niagara apresentada na mesma ocasião contaram com participação relevante do time local.

 

Além do Brasil, a Renault mantém centros de design na França, Romênia, Coreia e Índia. As novas instalações no complexo paranaense ocupam área de 1.220 m ², contando com 21 profissionais, dos quais 2 são mulheres.

 

“Por meio deste novo centro de criação e exploração das últimas tendências, poderemos aumentar nossa participação na criação do design dos futuros veículos destinados aos mercados latino-americanos”, reforçou Gilles Vidal, VP de Design da marca Renault, lembrando que agora a operação brasileira vai intensifica a participação em competições internas de design para todos os projetos da marca.

 

Daniel Nozaki, diretor de design do RDCL, destaca que a nova estrutura permite o desenvolvimento de um veículo do começo ao fim, com o uso de equipamentos de alta tecnologia, alinhados com os mais avançados sistemas adotados pela Renault no mundo.

 

Da fase criativa e conceitual do modelo, o trabalho passa pelos designes interno e externo, de cores, de materiais e acabamentos, além de modelagem 3D e protótipos físicos, até a fase de design industrial, que abriga a adequação para produção em série e a qualidade da execução do design.

 

No novo espaço, uma expansão da estrutura de design inaugurada em 2006, em São Paulo, os designers da marca terão à disposição uma estrutura completa. Veja abaixo todas as áreas:

 

– Indoor Show Room Design: sala interativa de avaliação de modelos e protótipos equipada com plataforma giratória 360º e tela de alta definição de 216 polegadas para apresentações, modelagem e análise de veículos 3D em escala 1:1;

 

– Outdoor Show Room Design: 500 m2 de área externa com isolamento confidencial, onde é possível avaliar modelos e protótipos em condições naturais de luz, realizar a avaliação e percepção dos veículos sob diversos ângulos e distâncias, além de auxiliar no desenvolvimento de padrões e cores;

 

– Ateliê de Maquetagem: espaço dedicado para o desenvolvimento de protótipos físicos em clay e hard models em diferentes escalas para o desenvolvimento de design criativo e materialização do design 2D em design 3D;

 

– Estúdio de Realidade Virtual: poderosa ferramenta que utiliza óculos de realidade virtual para visualização “em tempo real” de propostas criativas em 3D, além de suporte em alta definição para apresentações internas e externas, constituindo um verdadeiro aliado para a alta performance durante todo o processo de desenvolvimento do Design;

 

– Creative Lounge: área aberta de trabalho utilizada para brainstorming, criação de conceitos e desenvolvimento de projetos, permitindo maior integração e interatividade das equipes de design. (AutoIndústria/Alzira Rodrigues)