No Chile, veículos comerciais têm queda de 16,9% até setembro

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A contração econômica no Chile foi além das previsões negativas previstas pelo Indicador Mensal da Atividade Econômica de forma mais acentuada do que o estimado e comprometeu as vendas de veículos comerciais no Chile que afetou o resultado do terceiro trimestre do ano. Segundo dados da ANAC (Associação Nacional de Automotores do Chile), foram comercializadas 11.489 unidades (caminhões e ônibus), com queda de 16,9% em relação às 13.289 unidades dos primeiros nove meses de 2022.

 

O segmento de caminhões foi o mais atingido e registrou a venda acumulada de 9.145 caminhões de janeiro a setembro deste ano, com retração de 24,6% em comparação com as 12.133 unidades registradas em igual período de 2022.

 

No mês de setembro foram vendidos 1.019 caminhões, 14,4% abaixo dos 1.166 veículos faturados em setembro de 2022, mas 22,2% acima das 834 unidades registradas no mês de agosto e foi o quarto melhor mês em vendas no presente ano.

 

O mercado de ônibus teve vendas acumuladas de 2.344 veículos, com crescimento de 38,2% sobre o mesmo período de nove meses de 2022, que registrou o licenciamento de 1.696 unidades. Setembro foi o melhor mês dos últimos quatro anos, com a venda de 645 novos veículos, 44,6% acima das 446 unidades de setembro de 2022 e 593,5% superior na comparação com as 93 unidades vendidas no mês de agosto deste ano.

 

O grande volume se deu graças à licitação vencida pela chinesa BYD, com o fornecimento de 365 veículos elétricos para a sequência do programa de renovação da frota do serviço RED, responsável pelo transporte urbano de passageiros de Santiago, capital do Chile.

 

Entre as marcas

 

A Mercedes-Benz foi a líder em vendas de caminhões com o total acumulado no ano de 1.635 veículos nos primeiros nove meses deste ano e 17,9% de participação no mercado. A Volvo classificou-se na vice-liderança do mercado, com 945 veículos e 10,3%, e a Scania vendeu 863 unidades, com 9,4% de market share.

 

Por segmentos, a chinesa JAC comandou as vendas de caminhões leves, com 222 unidades e 20,9% de participação; a Chevrolet liderou o segmento de médios, com 622 caminhões e 26,1% e a Mercedes-Benz foi a que atingiu o maior volume de vendas entre os pesados, com 1.458 veículos e 25,6% de participação.

 

Em vendas acumuladas, a Foton manteve a liderança com 838 veículos elétricos para a renovação da frota de veículos do serviço RED de transporte urbano de passageiros no Chile. A BYD ocupa a a vice-liderança, com 366 unidades, seguida pela Mercedes-Benz, com 250 veículos, e pela Volvo, em quarto lugar, com 159 unidades. (Truck & Bus Builder América do Sul)