Volvo faz demonstração de ônibus elétrico em São Paulo

Frota & Cia

 

Depois de Curitiba, agora é a vez de São Paulo receber o elétrico Volvo BZL para demonstrações. O veículo passará 2 semanas com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central da capital. Ele também estará em exposição durante a Arena ANTP, no congresso de mobilidade urbana que acontece de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expo Center.

 

“São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Nosso veículo associa toda a experiência da Volvo em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da nossa marca. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo.

 

Detalhes técnicos

 

O veículo tem quatro baterias de 94kWh, o que lhe dá autonomia para rodar 300 km no ciclo urbano. O motor elétrico tem potência de 200kW e torque de 425Nm, o que confere bom desempenho no “anda e para” do trânsito da metrópole. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força são produzidos pela marca.

 

Com 12,5 metros de comprimento e capacidade para 80 passageiros, o ônibus foi especificado e encarroçado seguindo rigorosamente o padrão da SPTrans, com piso baixo e todo o acabamento, número de assentos, layout interno, cor e outros detalhes exigidos pelo órgão gestor.

 

Eletrificação em São Paulo

 

São Paulo tem a meta de chegar a mais de dois mil ônibus elétricos rodando na capital até o final de 2024. A ideia é eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus em circulação até dezembro do ano que vem. A SPTrans já anunciou que desde novembro de 2022 não é permitido às empresas de transporte que operam na capital adquirir ônibus que não sejam de propulsão por energia limpa.

 

Desde o começo de outubro a Higer Azure também está em testes pelas ruas da capital com o AzureA12BR. Já em setembro, Bruno Paiva, direto da BYD, admitiu que a empresa está com conversas avançadas com o governo paulista acerca dessa eletrificação. (Frota & Cia/Victor Fagarassi)