DAF se torna referência no Brasil em caminhões de alta performance

Motor Mais

 

A DAF faz história no mundo há 96 anos com a liderança global em tecnologias e na fabricação de caminhões. Inovação, qualidade e eficiência são os alicerces que guiaram a companhia neste quase um século de existência às mais inteligentes soluções de transporte com alto valor para seus clientes. No Brasil, há 10 anos, a DAF já é destaque no mercado com caminhões altamente robustos, eficientes e confiáveis, definindo novos padrões em conforto, segurança e tecnologia de transporte. Este ano, está entre as três marcas que mais emplacaram caminhão Euro 6 e ficou, nos últimos 18 meses, na vice-liderança dos pesados, além de ampliar seu market share no segmento acima de quinze toneladas para 9,9% e, acima de 40 toneladas, para 13,8%.

 

Crescimento acelerado

 

Do anúncio da chegada ao País, em 2011, com a construção da fábrica em Ponta Grossa, e a produção do precursor XF105, a DAF deu um salto em desempenho para, dois anos mais tarde, iniciar a produção dos motores MX e do CF85, além de inaugurar um novo relacionamento comercial com seus clientes pelo Consórcio Nacional DAF. Ao lançamento do CF85 juntou-se a versão fora de estrada do robusto XF105, em 2017. O XF105 Off-Road despontou entre os clientes com alta performance, que cresciam em número e em reconhecimento.]

 

Em 2019, para suportar o avanço da marca e da frota circulante, a PACCAR Financial desembarcou em Ponta Grossa para viabilizar ainda mais negócios para os clientes DAF e o moderno Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts foi inaugurado para apoiar a distribuição de peças genuínas DAF, PACCAR e multimarcas TRP.

 

Com o novo DAF XF no ano seguinte e a Nova Linha DAF em 2021, a DAF seguiu assertivamente para incluir as tecnologias do Euro 6 no seu portfólio de produtos e estrear no segmento de semipesados com a versatilidade do CF Semipesado Rígido com motor de 7 litros. A consolidação da companhia como a fabricante que mais cresce no País veio neste ano em que comemora uma década de história, 30 mil caminhões fabricados e presença em 100% do território nacional com sua ampla Rede de Concessionárias.

 

“Desde o início, nossa meta é replicar na DAF Brasil o modelo de negócio bem-sucedido da DAF na Europa e também do know-how mundial que temos como grupo PACCAR, que ganhou o respeito do mercado como uma marca realmente séria, robusta e com alta capacidade financeira e excelência em serviços premium. O respaldo da PACCAR em todos os seus negócios garante, há 86 anos, o pagamento ininterrupto dos dividendos aos acionistas. Com essa segurança, assumimos a missão de construir uma nova história para o transporte de cargas no Brasil, e, para isso, priorizamos em nosso plano de negócios as melhores vantagens econômicas e operacionais para os transportadores e condutores. E agora, uma década depois, escrevemos somente o primeiro capítulo de nossa longa jornada com o País”, comenta Lance Walters, Presidente DAF Brasil.

 

Da pequena oficina DAF para o mundo

 

Fundada em 1º de abril de 1928 pelos irmãos Hub e Wim van Doorne, a Doorne’s Aanhangwagen Fabriek N.V. (DAF Trucks N.V), em pouco tempo, tornou-se palco para o anseio dos irmãos van Doorne por soluções eficientes que revolucionaram a indústria com novas referências e padrões. A pequena oficina de implementos evoluiu rapidamente para, em 1949, produzir o primeiro chassi de caminhão. No ano seguinte, com uma nova empresa criada, fabricavam chassis de 3,5 e 6 toneladas e, logo depois, seus próprios motores, sendo a primeira montadora de caminhões da Europa a aplicar turbo em propulsores diesel.

 

Entre os principais marcos dos van Doorne estão o lançamento do primeiro carro equipado com câmbio CVT do mercado, em 1950; a criação, em 1973, do turbo com intercooler, tecnologia inovadora que se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes; e, em 1994, o conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto.

 

Em 1996, a DAF integrou o Grupo PACCAR – líder global em tecnologia nas áreas de design, fabricação e suporte ao cliente no segmento de caminhões de primeira linha de portes leve, médio e pesado. O Grupo também é detentor das marcas Kenworth e Peterbilt. Com a união, a DAF expandiu sua força pelos quatro continentes como umas das líderes no mercado europeu de caminhões oferecendo um amplo portfólio de produtos e serviços premium mundialmente reconhecidos e premiados.

 

No País, a DAF Caminhões chegou em 2011 com o início da construção da primeira fábrica da marca fora do continente europeu para produzir e comercializar caminhões premium. “A fábrica foi construída em dois anos, um tempo recorde, o que gerou credibilidade e visibilidade à marca. Apesar do cenário desafiador na época e uma indústria de caminhões já consolidada, mostramos, ano após ano, com resultados, quem era a marca DAF. Trabalhamos com dedicação, simplicidade e proximidade, conforme nosso DNA, e tudo que prometemos foi cumprido. Lançamos o nosso primeiro caminhão em 2013. Em 2015, com uma equipe comercial, administrativa e de pós-vendas fortalecida, marcamos nosso posicionamento, lançamos produtos anualmente e despontamos no mercado, em 2020, com a Nova Linha DAF e, neste ano, com os modelos DAF Euro 6”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial DAF Brasil. (Motor Mais)