OnStar coloca Chevrolet na liderança da conectividade avançada

Motor Mais

 

A Chevrolet está dando o maior salto de conectividade veicular no Brasil. A marca triplicou para 90% o percentual de veículos equipados de série com o exclusivo sistema OnStar, que oferece serviços por assinatura com foco em conectividade avançada, segurança, emergência e proteção patrimonial.

 

Com isso, a expectativa é que até o fim deste ano a Chevrolet seja a primeira fabricante do setor a atingir 500 mil automóveis conectados ativos no país. Afinal, também é pioneira na produção de veículos com a tecnologia OnStar, cuja primeira geração foi lançada nacionalmente em 2015.

 

Desde então, vários novos recursos estão sendo incorporados ou aprimorados, transformando positivamente a experiência do usuário a bordo. Todo importante lançamento de produto da Chevrolet sempre vem acompanhado de alguma novidade referente a conectividade.

 

E não foi diferente na recente apresentação da Nova Silverado. Ela inova pela central multimídia já compatível com o sistema Google Built-In, que, entre outras vantagens, independe do uso de um smartphone para acessar aplicativos, assistentes virtuais e serviços de streaming.

 

Assim como os próximos veículos premium da Chevrolet, a picape já conta com uma arquitetura eletrônica mais sofisticada que permitirá, no futuro, atualizações remotas bem mais abrangentes, que vão desde o estilo do painel digital até o software de gerenciamento do motor.

 

“A atualização remota abre um mundo de novas possibilidades para o consumidor, que poderá ter à disposição um leque de opções para otimização e a customização eletrônica do veículo, sem a necessidade de se deslocar até uma oficina”, explica Jaime Gil, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul.

 

Conhecido também como Over-The-Air (OTA), esta funcionalidade do OnStar está presente em todos os modelos da Chevrolet com conexão via internet, ofertadas desde versões de entrada do Onix até o elétrico Bolt EUV – o próximo a adotar este tipo de tecnologia será o Novo Spin, que está em fase de desenvolvimento para ser o mais surpreendente crossover de sete lugares neste sentido.

 

A Chevrolet já promoveu mais de 650 mil operações de melhorias remotas nos últimos quatro anos, em linha com a disseminação da frota de carros conectados na região e o surgimento de novas soluções, incluindo as que reforçam a proteção cibernética.

 

Assim que uma nova atualização é disponibilizada para o veículo, uma mensagem aparece na tela da central multimídia. O usuário pode optar por descartar a operação, adiá-la ou executá-la imediatamente. Neste caso é necessário aguardar aproximadamente 10 minutos até que o novo sistema operacional esteja completamente carregado, e o carro possa ser novamente ligado – o processo de atualização é semelhante ao de um smartphone. (Motor Mais)