BYD, montadora de carros elétricos da China, planeja compra da Jabil, dos EUA, em negócio bilionário

O Estado de S. Paulo Online/Dow Jones Newswires

 

A chinesa BYD Electronic planeja comprar a fabricante norte-americana de eletrônicos móveis Jabil, listada na NYSE, por cerca de US$ 2,2 bilhões, para expandir sua presença em componentes de smartphones.

 

A compra marcará a “expansão da cadeia de suprimentos de eletrônicos de consumo da BYD Electronic, aumentando ainda mais sua participação de mercado e consolidando sua posição de liderança na indústria”, afirmaram as empresas em um comunicado conjunto na segunda-feira.

 

Após a conclusão do acordo, a Jabil se tornará uma subsidiária integral da BYD Electronic, e seus resultados financeiros serão consolidados nas demonstrações financeiras do grupo.

 

Empresas de fabricação de produtos localizadas na China, em Chengdu e Wuxi, incluindo a fabricação de componentes para clientes existentes, farão parte do acordo.

 

A BYD Electronic é uma empresa de fabricação de ponta baseada em plataforma, com atividades que vão desde smartphones, tablets, computadores, energia até veículos aéreos não tripulados. A Jabil atua em serviços de engenharia de design, fabricação e cadeia de suprimentos para serviços de fabricação de eletrônicos e indústrias de consumo. (O Estado de S. Paulo Online/Dow Jones Newswires)