Produção brasileira de chassis de ônibus cai 30,5% em 2023

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A produção brasileira de chassis de ônibus registrou, nos primeiros sete meses deste ano, retração foi de 30,5% em comparação com o mesmo período de 2022. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram fabricadas 11.442 unidades, contra 16.461 veículos no ano anterior. No mês de julho, a queda foi de 2,4%, com 1.903 unidades, em relação aos 1.949 veículos fabricados em junho deste ano. No

 

Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, atribui à baixa demanda pelos novos modelos Euro 6 a queda na produção registrada ao longo deste ano e que as montadoras estão se adequando aos menores volumes. “A produção maior de ônibus em 2022 por causa da antecipação de compras está refletindo agora com o aumento do emplacamento de modelos Euro 5, referentes ao Proconve P7, e redução nas compras de novos modelos Euro 6”, esclareceu Bonini.

 

Do total de ônibus produzido nos sete meses deste ano, 9.532 são modelos urbanos, segmento que apresentou retração de 33,1% em relação ao mesmo período de 2022 (14.240 unidades), e 1.910 são ônibus rodoviários, cuja queda foi de 14% em relação aos sete meses do ano passado (2.221 unidades).

 

Vendas crescem 50% no mesmo período

 

Apesar da queda significativa na produção ao longo de 2023, as vendas de chassis de ônibus apresentaram grande crescimento, com 12.824 unidades, 50,0% superior às 8.552 unidades dos primeiros sete meses do ano passado. Ainda segundo Bonini, esse aumento nas vendas em 2023 é reflexo da pré-compra feita no final do ano passado e das vendas de modelos Euro 5 no primeiro trimestre deste ano. “Esses veículos estão sendo emplacados agora em 2023”, comentou.

 

Isso explicaria porque em julho as vendas ainda apresentaram crescimento de 20,8% em relação ao mesmo mês de 2022, com 1.502 unidades, contra 1.243, mas retração de 15,3% em relação a junho deste ano, que teve 1.774 comercializadas.

 

As exportações também apresentaram aumento de janeiro a julho deste ano. Foram exportados 2.776 veículos, aumento de 3,9% sobre as 2.671 unidades do mesmo período de 2022. O maior volume foi de modelos urbanos, com 1.677 unidades, 18,3% superior às 1.417 unidades de 2022. Entre os modelos rodoviários houve retração de 12,3% com 1.099 veículos (1.253 unidades em 2022).

 

Mercedes-Benz segue na liderança

 

A Mercedes-Benz segue como líder de mercado, com 6.633 unidades, 61,6% a mais que no acumulado dos sete meses de 2022 (4.104 unidades). A Volkswagen Caminhões e Ônibus está em segundo, com 3.200 veículos, 41,1% acima do mesmo período do ano anterior (2.268 unidades), e a Agrale em terceiro, com 1.892 unidades, 14,7% superior a 2022 (1.650 unidades). A Volvo aparece em quarto, com 525 unidades e crescimento de 110,8% sobre os sete meses do ano passado (249 unidades), seguida pela Iveco, com 362 veículos, elevação de 220,4% (113 veículos), e a Scania, com 175 ônibus e aumento de 44,6% sobre as 121 unidades do ano anterior. (Truck & Bus Builder América do Sul)