Motor 1
Duramente impactado pelo avanço dos SUVs nos últimos anos, o segmento de sedãs médios acaba de sofrer mais uma baixa no mercado brasileiro. O Kia Cerato, representante da indústria sul-coreana na categoria, se despede do país e deixa de ser oferecido no site oficial da marca.
Contatada por Motor1.com, a Kia do Brasil confirmou a ausência do modelo da página e declarou que, por enquanto, encerrou as vendas do Cerato no mercado nacional. Com isso, as concessionárias da marca passam a comercializar apenas os SUVs Stonic, Niro e Sportage, além da minivan Carnival e do caminhão Bongo.
As últimas unidades do Cerato foram vendidas em versão única de acabamento, sempre equipadas com motor 2.0 aspirado flex de 157 cv de potência e 19,2 kgfm de torque com gasolina e 167 cv e 20,6 kgfm de força com etanol. O câmbio não mudava: automático de 6 marchas, com tração dianteira.
As medidas incluíam 4,64 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,44 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, além de 520 litros de espaço no porta-malas.
O fim de linha do Cerato no Brasil já era esperado, tendo em vista as vendas fracas e a desatualização do modelo em relação ao mercado internacional. Lá fora, vale pontuar, o Cerato é vendido desde 2021 com visual reestilizado. O facelift inclui dianteira com elementos redesenhados, novas rodas, logotipo atualizado e traseira com lanternas revistas. No interior, acabamento aprimorado e novos revestimentos.
Em julho de 2022, a Kia chegou a anunciar que traria o Cerato com motor turbo ao Brasil, mas os planos nunca se concretizaram. Como a marca alegou que o fim das vendas é temporário, fica aqui a expectativa para que o sedã volte ao país em momento posterior, já com visual atualizado e motorização downsizing. (Motor 1/Dyogo Fagundes)