Carro preto precisa de cuidados especiais?

O Estado de S. Paulo/Mobilidade

 

A pintura dos automóveis passou por uma grande evolução nos últimos anos, graças à utilização de materiais mais resistentes aos raios solares e à chuva ácida. Mesmo assim, alterações do clima podem danificar até mesmo pinturas que empregam avançados recursos de nanotecnologia. Essas avarias tendem a ficar ainda mais evidentes em carros pretos.

 

“Manchas e acúmulo de sujeira são mais visíveis em carros escuros do que nas pinturas claras”, afirma Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI.

 

Ele diz que uma das maneiras de preservar a pintura preta é evitar que o veículo fique muito tempo sujo. Na hora da lavagem, a limpeza deve ser feita por etapas:

 

  1. Primeiramente, remova a sujeira mais pesada e aparente com água e sabão, sem esfregar a carroceria com força.

 

  1. Faça a limpeza usando dois baldes, a fim de evitar que a sujeira retirada volte para a lataria, tornando-se um elemento de atrito ao passar a toalha no veículo.

 

  1. Utilize produtos adequados, como um sabão que não agrida a pintura. Muita gente usa detergente líquido, usado para lavar louça, que não é recomendável. O produto abrasivo pode remover a cera e a proteção do selante da camada transparente.

 

  1. Esfregue na lataria apenas toalhas de microfibra macias, desenvolvidas especialmente para limpeza de veículos. Elas absorvem mais a água e não riscam ou arranham a pintura.

 

  1. Depois da lavagem, encere o carro. Mas, atenção: compre ceras de qualidade comprovada e reconhecida pelo fabricante do veículo.

 

  1. O polimento é aconselhável, porque a cera preserva a pintura do carro como um protetor solar protege o corpo de uma pessoa, além de repelir a água e manter a pintura brilhante por mais tempo.

 

  1. É muito comum os proprietários lavarem seus carros em intervalos muito grandes. O acúmulo de sujeira pode manchar a carroceria e comprometer a pintura. Portanto, mantenha sempre o automóvel em condições mínimas de higienização.

 

Gomes revela que as fabricantes realizam testes em condições extremas para garantir a qualidade do veículo, seja qual for a cor da pintura. “Mesmo assim, automóveis na cor preta chegam a absorver mais de 90% da radiação solar. Daí a necessidade de cuidados ainda maiores. Já na pintura branca, esse valor é de 15% a 20%”. (O Estado de S. Paulo/Mobilidade)