O caminhão elétrico de bombeiros Rosenbauer RTX

Blog do Caminhoneiro

 

A Rosenbauer é uma montadora especializada em equipamentos de bombeiros com sede na Áustria. Seus produtos vão desde capacetes, roupas e botas, passando por sistemas de pressão de água, até caminhões. Um de deus produtos recentes é o elétrico RTX, uma auto bomba tanque.

 

De acordo com a Revista Transporte Terrestre (Rtt), é o veículo que provavelmente fará parte do Corpo de Bombeiros de Santiago, no Chile, podendo ser o primeiro país da América Latina a ter esse caminhão elétrico em operação. As fotos desse artigo são da unidade E-82 que opera no Departamento de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, único país das Américas que possui o RTX em atividade.

 

O capitão da 5ª Companhia de Santiago, Ramón Rodríguez, diz que a atual bomba Rosenbauer operando estará sendo aposentada, então foi pensado em alternativas eficientes que também modernizassem a corporação. E o RTX tem as características desejadas. O investimento para aquisição desse equipamento é alto, próximo de 1,5 milhão de dólares, e se encontra em fase de financiamento. Após a concretização da compra, a montadora tem de 18 a 20 meses para entrega. Portanto, dificilmente veremos ele operando antes do fim de 2024 e início de 2025.

 

Como já dito, o RTX é 100% elétrico, com autonomia para operar por mais quatro horas. Com tração 4X4, possui um raio de giro 50% menor que uma viatura tradicional, devido às rodas traseiras que também esterçam acompanhando a curva. Uma comodidade é a suspensão que pode baixar o veículo à altura dos soldados no momento de acessar as gavetas laterais. Conforme Ramírez, outras vantagens do RTX é a agilidade no trânsito urbano, principalmente nos centros das cidades e a emissão zero que contribui à preservação do meio ambiente. (Blog do Caminhoneiro)