Caminhões com motor Euro 6 representam 22% das vendas no Brasil

Estradão

 

A produção de caminhões em junho somou 7 mil unidades. Ou seja, 16,7% abaixo de maio. Foram feitos 8,4 mil caminhões no Brasil naquele mês. Do mesmo modo, no acumulado do primeiro semestre os números também estão em queda. Os dados são da Anfavea, que representa as fabricantes de veículos no País.

 

Conforme a associação, de janeiro a junho a produção de caminhões foi de 47,2 mil unidades. Ou seja, houve queda de 34,3% na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram feitos 71,8 mil caminhões no Brasil. Já na comparação de junho de 2023 com junho de 2022, a retração foi de 47,4%.

 

Caminhões com motor Euro 6 são minoria

 

Conforme o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini, as montadoras estão fazendo ajustes na produção. “Ainda há uma concentração de comercialização do estoque de caminhões (com motor) Euro 5, produzidos até o ano passado”, afirma.

 

Segundo o executivo, Bonini ainda ressaltou que dos 52.547 caminhões emplacados nesse primeiro semestre, apenas 11.965 são Euro 6. Ou seja, apenas 22,7% do total. “Se acompanharmos as estatísticas dos últimos cinco anos, esse número deveria estar em 44%.”

 

De acordo com ele, no caso de ônibus, “a comercialização é de 11,3% no mesmo período. Mas deveria estar em torno de 25%”. Em outras palavras, dos 10.046 chassis emplacados no primeiro semestre de 2023, apenas 1.281 têm motores Euro 6.

 

Produção de ônibus fica estável

 

Em junho, foram fabricados 1.949 chassi de ônibus no Brasil. Isso significa aumento de 0,1% em relação aos números de maio, quando foram feitas 1.947 unidades. Contudo, na comparação com o junho de 2022, quando foram produzidos 2.991 ônibus, a queda foi de 34,8 %.

 

Seja como for, no acumulado de janeiro a junho a produção de ônibus acumula queda de 28,4%. Ou seja, no primeiro semestre de 2023 foram fabricadas 9.539 unidades. No mesmo período de 2022, a soma foi de 13.331 unidades. (Estradão/Andrea Ramos)