Truck & Bus Builder América do Sul
O mercado argentino de veículos comerciais pesados (caminhões e ônibus) registrou retração de 5,2% nos seis primeiros meses de 2023. De acordo com a SIOMAA S.A., empresa de processamento de informações para estatísticas e análises do mercado automotivo na Argentina, e ACARA, Associação dos Concessionários Automotores da República Argentina, foram comercializadas 7.322 unidades, contra 7.724 no mesmo período do ano anterior.
A IVECO confirmou a liderança do mercado argentino de veículos comerciais pesados, tanto por marcas, desbancando a Mercedes-Benz, quanto por modelo, com o caminhão Tector 170E. Entre as marcas, a IVECO alcançou 2.784 unidades, com crescimento de 30,0% sobre as 2.141 unidades do primeiro semestre de 2022 e participação de 38,0%. A Mercedes-Benz caiu para a segunda posição, com 2.592 unidades e queda de 21,5% em relação às 3.303 unidades vendidas no ano anterior. A Scania ficou em terceiro, com 761 unidades vendidas e queda de9,0% em relação às 836 vendidas no mesmo período de 2022, seguida pela Agrale, com 395 veículos e retração de 15,6% sobre os 468 do ano anterior, e pela Volkswagen que cresceu 1,8% e vendeu 275 unidades contra 265 de 2022. O destaque negativo foi a Volvo que caiu 59,1%, e comercializou apenas 195 unidades frente as 477 de janeiro a junho do ano passado.
Com 887 unidades de vendas acumuladas no semestre, o caminhão IVECO Tector 170E manteve uma larga liderança em relação aos demais modelos e conquistou 12,1% de participação no mercado. Mesmo tendo vendido 9,0% menos do que em 2022 (975 unidades), o IVECO alcançou mais do que o dobro de unidades do que o segundo colocado, o Mercedes-Benz Accelo 815, com 398 veículos (1,8% acima das 391 unidades de janeiro a junho do ano passado). Os modelos Mercedes ocupam da segunda até a quinta posição. Em terceiro, o Accelo 1016, com 298 unidades, seguido pelo Atego 1721, com 292, e pelo Atego 1729, com 291 unidades. (Truck & Bus Builder América do Sul)