Solution4Fleet aproveita potencial de locação com a franquia S4F

AutoIndústria

 

Em trajetória que conta cinco anos de contribuição no desenvolvimento do negócio de locação para 217 empresas, a consultoria Solution4Fleet amplia atuação com a S4F, nome da franquia no segmento, em especial de veículos por assinatura.

 

O movimento de abertura de casas com marca própria, além de oportuno frente ao potencial do mercado, tem impulso proporcionado por aporte de R$ 3 milhões e a força do Grupo Santander, dono de 80% da empresa.

 

Segundo André Ricardo Vieira, CEO da Solution4Fleet, a empresa oferece um projeto único com a entrega desde o dimensionamento do negócio, a região mais adequada, o desenho financeiro, o financiamento e até a gestão do empreendimento.

 

“Criamos um modelo que economiza impostos e pessoas ao franqueado. Além disso, também temos uma carteira de mais de 280 parceiros, incluindo 4,5 mil oficinas.”

 

Demanda pelo uso em vez da propriedade só cresce

 

Vieira conta que a recém-criada porta comercial da Solution4Fleet já estruturou quatro casas com a marca S4F e outras 12 com negócios fechados. “No mínimo, esperamos encerrar o ano com 150 unidades, embora a meta vislumbre 300. Já se mostram favoráveis ao menos 87 negociações.”

 

O CEO da Solution4Fleet a oportunidade que a locação oferece. De acordo com o executivo, embora o País registre 23 mil locadoras, a atual frota de 2,4 milhões de veículos alugados, não chegam a 20% das empresas ou menos de 0,5% das pessoas físicas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a participação do usuário de locação é de 60%. “O potencial de crescimento é imenso. A estimativa é de que em 20 anos a frota de veículos alugados alcance 15 milhões de unidade.”

 

A avalição de Vieira segue em linha com que aponta o anuário da Abla, a associação que representa as empresas locadoras no País. No ano passado, o segmento registrou faturamento bruto de R$ 36,6 bilhões, crescimento de R$ 56,3% sobre de 2021. Na mesma base de comparação, a população de usuários aumentou 38,3%, para 69,3 milhões de consumidores. (AutoIndústria/Décio Costa)