Jornal do Comérico-PE
Com a presença do presidente da República, Lula da Silva, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco, iniciou a produção em série do quinto modelo fabricado na sua planta, a picape Rampage, da marca Ram, que será lançada ao mercado nos próximos dias, juntando-se aos veículos de três marcas distintas: Jeep, Fiat e Ram.
Ao lado do presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa, Lula acionou a linha de Prensas, dando início ao processo de transformação de chapas de aço em partes e componentes da nova picape Ram, a primeira a ser desenhada, projetada e fabricada fora da América do Norte.
O presidente percorreu as instalações do Polo Automotivo, inaugurado em abril de 2015 pela então presidente Dilma Rousseff, e foi aplaudido pelos trabalhadores, com os quais conversou em vários momentos. Ele ainda visitou a linha de Montagem e pôde conhecer de perto o novo modelo que chegará ao mercado ainda este mês.
Segundo a Stellantis, a Rampage será uma picape inédita no mundo porque ela foi o primeiro veículo da marca Ram a ser concebido e desenvolvido no Brasil, em trabalho intenso e conjunto das áreas de Produto, Design Engenharia e Manufatura da Stellantis na América do Sul. Será o quinto modelo fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, que a partir de agora agrega 15 mil profissionais em torno dele. A planta é um das poucas que roda em três turnos no setor automobilísticos brasileiro.
É também a primeira picape Ram produzida fora da América do Norte. Seu projeto envolveu mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, somando mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. O resultado é a picape local com maior conteúdo tecnológico do mercado, que oferece muita conectividade e segurança.
A chegada da Rampage representa uma enorme expansão da rede de concessionárias da marca, que está dobrando de tamanho, para chegar a mais de 100 lojas no segundo semestre.
Hoje, 85% dos trabalhadores são pernambucanos, principalmente residentes do entorno da fábrica. São empregados 14,7 mil trabalhadores na planta automotiva e no Parque de Fornecedores. Ao longo da cadeira produtiva, são gerados cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos.
O Polo Automotivo foi implantado em 2015 com um investimento inicial de R$ 11 bilhões. Em 2018, teve início um ciclo adicional de investimentos, que prevê um aporte de R$ 7,5 bilhões até 2025. A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano. Desde sua inauguração, foram produzidos 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.
A visita de Lula como presidente no cargo tem uma certa simbologia, pois em oito anos de atividades, a planta da Goiana tem cinco modelos em produção. Isso se dá em função da altíssima automatização da empresa a da concepção de sua linha de montagem onde podem ser feitos vários modelos simultaneamente.
O Polo promove a localização industrial, reunindo em um mesmo perímetro industrial uma planta de produção de automóveis e um Parque de Fornecedores com 18 empresas, ocupando uma área construída total de 530 mil metros quadrados. A cadeia de valor continua a crescer com a atração de novos fornecedores. Atualmente, são 38 fornecedores instalados em Pernambuco e há negociações em curso para a ampliação da cadeia de fornecedores na região Nordeste.
Ele é um dos projetos de industrialização e desenvolvimento regional mais bem sucedidos do Brasil, devido à sua concepção baseada na localização da cadeia de valor e foco na empregabilidade da mão de obra da região Nordeste, onde está instalado.
O presidente também pôde conhecer os impactos sociais e econômicos decorrentes da instalação do Polo Automotivo na Zona da Mata Norte de Pernambuco, uma região sem tradição na indústria metalmecânica. A atividade industrial ativou a economia da região, gerou empregos, melhorou a renda e indicadores sociais, como redução de evasão escolar e da mortalidade infantil e incremento da segurança pública.
A partir do lançamento da picape Rampage, o Polo Automotivo passa a produzir cinco diferentes modelos: Jeep Renegade, Jeep Compass, Jeep Commander, Fiat Toro e a nova picape Ram. Destes cinco modelos, três foram concebidos, desenhados e projetados no Brasil, com recursos nacionais de Engenharia e Design: Fiat Toro, Jeep Commander e Rampage.
Suas atividades se expandem para além da produção, através da operação de centros de pesquisa e desenvolvimento, como o Centro de Projetos, Centro de Software e o Campo de Provas, que é o maior laboratório automotivo a céu aberto do país.
Esta estrutura é parte do Ecossistema de Inovação da Stellantis, que incentiva o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias, somando aos próprios recursos a inteligência e as competências de fornecedores, universidades, órgãos de governo e centros de pesquisa e desenvolvimento. (Jornal do Comérico-PE/Fernando Castilho)