Volvo FH 540 deve fechar o semestre como líder do mercado brasileiro de caminhões

Truck & Bus Builder América do Sul

 

O caminhão pesado FH 540 atingiu nos cinco primeiros meses de 2023 a marca de 2.490 unidades comercializadas. Com esse desempenho, o modelo deverá fechar o primeiro semestre deste ano na liderança do mercado brasileiro e consolidar a sua preferência

 

O diretor executivo de caminhões Volvo no Brasil, Alcides Cavalcanti, declarou que as vendas da linha Euro 6 começaram logo no início de janeiro, com forte aceitação dos clientes pelas tecnologias introduzidas nos veículos para este ano e que os motores utilizados são os mesmos aplicados no mercado europeu.

 

O executivo considera que os transportadores brasileiros não se contentam com versões ultrapassadas e são rigorosos na escolha dos produtos salientando que a Volvo tem o compromisso de reduzir em 50% as emissões de C02 de seus veículos e até 2030 e em 100% até 2040.

 

Alcides Cavalcanti esclareceu também que a nova geração Euro 6 traz importante avanço para atingir essa meta, com severa redução do consumo de combustível. Além da economia de até 8% nos modelos Volvo FH, FM e FMX, houve avanço também na linha Volvo VM, que ficou até 10% mais econômica com motores agora fabricados pela própria marca.

 

Outros aspectos salientados pelo diretor foi a evolução da linha Volvo Euro 6 com a nova caixa de câmbio I-Shift que resultou em trocas de marcha até 30% mais rápidas.

 

Os caminhões Volvo da linha F Euro 6 são equipados ainda com o I-See pré-mapeado, tecnologia que, conjugada à I-Shift, utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática, melhorando o desempenho e poupando combustível.

 

Modelos vocacionais

 

Um registro importante para a Volvo neste início de 2023 é a participação em veículos para operações de construção, mineração, florestal e cana de açúcar, com destaque para os modelos Volvo FMX e VMX.

 

Nesses segmentos a marca tem 30,1% de market share no acumulado do ano em veículos semipesados e pesados.

 

Alcides Cavalcanti afirmou que a mineração e a cana de açúcar estão com forte demanda de caminhões nesta fase inicial do ano e que, a Volvo é líder também no segmento canavieiro e, com 45% dos emplacamentos de caminhões acima das 16 toneladas para essa aplicação.

 

Outra meta da Volvo anunciada por Alcides Cavalcanti é o programa “Zero Acidentes”, considerado ideal de futuro para a marca e que os novos modelos Euro 6 ficaram ainda melhores também nesse quesito porque todos os caminhões da linha F são equipados com freios eletrônicos EBS, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência, ESP, piloto automático de descida, freio motor VEB+, luzes de freio de emergência, espelhos auxiliares, controle de tração, bloqueio automático do diferencial, auxílio de partida em rampa, freio de estacionamento com ativação/desativação automática, cabines com célula de sobrevivência, para-choque frontal anti-intrusão, teto solar com saída de emergência, pré-tensionador do cinto de segurança e freios ABS.

 

Cavalcanti afirmou também que a Volvo tem a segurança como parte de seu DNA e que a oferta de equipamentos de segurança ativa e passiva é a mais avançada e completado mercado. (Truck & Bus Builder América do Sul)