Mercedes-Benz vai apresentar nova linha eActros em outubro

Blog do Caminhoneiro

 

Dia 10 de outubro é a data marcada para a apresentação da nova linha de caminhões eActros, na versão 600, que vai trazer um design totalmente renovado de cabine. A atualização do modelo na versão elétrica deve ser extendida para a linha tradicional, movida a diesel, na sequência.

 

O eActros 600 tem esse nome por conta da capacidade das baterias em quilowatts-hora, assim como acontece com os modelos 300 e 400. De acordo com a Mercedes-Benz, essa capacidade de armazenamento de energia permite uma autonomia de 500 quilômetros.

 

O caminhão foi apresentado na última IAA Hannover, que aconteceu em setembro de 2022, como eActros 500. Durante o período de desenvolvimento, a Mercedes-Benz ampliou a capacidade das baterias e reduziu o consumo de energia, graças a um novo sistema de eixo elétrico, garantindo que o caminhão seja operado com um custo menor do que um modelo a diesel.

 

A fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, na Alemanha, está preparando cerca de 50 unidades do caminhão, que serão entregues para diversos clientes europeus a partir de outubro, para testes.

 

A produção comercial do modelo será feita em várias fábricas da Mercedes-Benz, com previsão de início em 2024.

 

A grande vantagem da Mercedes-Benz para a produção do modelo é que ele será fabricado nas linhas de montagem de onde também saem os modelos a diesel. Ou seja, não serão necessários grandes investimentos na construção de linhas de montagem dedicadas ao modelo elétrico.

 

A Mercedes-Benz usará as fábricas de Mannheim, Kassel e Gaggenau para a produção de componentes para os eActros, e a montagem final acontecerá em Wörth.

 

Novo design

 

Além de linhas exteriores renovadas, utilizando elementos já apresentados no eActros mostrado na IAA, o novo caminhão terá um interior renovado, oferecendo mais conforto e um nível de acabamento superior.

 

Potência

 

O caminhão conta com três pacotes de baterias, com capacidade total de 600kWh, e conta com dois motores elétricos em um novo eixo elétrico, que geram uma potência contínia de 400 kW (536 cv).

 

Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão projetando o eActros 600 para que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros pesado convencional, movido a diesel, e usado em rotas de longa distância. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros rodados em dez anos.

 

As baterias usadas no eActros 600 utilizam tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP). Elas são caracterizadas por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks pretendem que as baterias do eActros 600 de produção sejam capazes de ser carregadas de 20 a 80 por cento em menos de 30 minutos em uma estação de carregamento com uma potência de cerca de 1 megawatt.

 

Além da versão cavalo mecânico, o eActros 600 também vai ser produzido como caminhão rígido, permitindo a utilização em qualquer tipo de aplicação. (Blog do Caminhoneiro)