Carro popular: veja que marcas vão se beneficiar com o corte de impostos

Jornal do Carro

 

Conforme prometido na última quinta-feira (25), o governo federal vai anunciar em breve os detalhes da Medida Provisória do carro popular, o que acontecerá até o fim da próxima semana. Mas já é possível apontar quais montadoras irão se beneficiar com os cortes no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e no PIS/Cofins.

 

Conforme o anúncio do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, a proposta é eliminar tributos temporariamente nos carros mais baratos. Entretanto, a redução vai variar conforme a eficiência energética e índice de nacionalização. Desse modo, quem deve se dar bem é a Stellantis, com Fiat, Citroën e Peugeot, além de Renault, Nissan, Chevrolet, Hyundai e Volkswagen. Afinal, são as montadoras que vendem os modelos mais acessíveis.

 

Conforme contamos no Jornal do Carro, modelos de entrada como Fiat Mobi (R$ 68.990), Renault Kwid (R$ 68.990) e Citroën C3 (R$ 72.990) deverão custar a partir de R$ 61 mil com o corte de impostos. Já outros modelos, como Fiat Argo (R$ 79.790) e VW Polo Track (R$ 81.370), por exemplo, devem baixar os preços para a faixa de R$ 70 mil. No anúncio da última semana, o governo confirmou que a redução da carga tributária vai variar de 1,5% até 10,96%.

 

Sedãs e SUVs terão descontos com plano do carro popular

 

Embora a categoria de hatches de entrada será a maior beneficiada pela medida, a lista também contemplará sedãs e SUVs compactos. Afinal, o pacote de incentivos fiscais valerá para carros com preço de até R$ 120 mil. Assim, Chevrolet Onix Plus (R$ 96.390), Nissan Versa (R$ 101.990), Citroën C4 Cactus (R$ 108.990), Fiat Pulse (R$ 100.990) e as versões antigas de Hyundai Creta e Peugeot 2008 (R$ 116.590 e R$ 102.990, na ordem) também vão baixar os preços.

 

Cabe, entretanto, relembrar que, de acordo com especialistas, cada um deve fazer a sua parte. Ou seja, não adianta reduzir impostos se as montadoras não baixarem as margens de lucro. A princípio, não se sabe o quanto, de fato, os veículos irão baratear. Afinal, algumas fabricantes estão dispostas a retirar conteúdo dos carros, e outras, não.

 

A Peugeot, por exemplo, passou a vender o 208 Like mais “pelado” com tabela de R$ 69.990. Para isso, tornou opcionais alguns equipamentos como multimídia com tela de 10,3″ e faróis com iluminação de LEDs, entre outros itens.

 

Rússia voltou carro de uma década atrás

 

Mas o fato é que, hoje em dia, o consumidor não quer mais os carros “pelados”. Sem contar a segurança, que é obrigatória. Ou seja, é difícil barrar a evolução. Por isso, dificilmente alguma montadora faça como fizeram os russos, que voltaram a produzir um carro de 2011 para vender no país.

 

Por causa das sanções sofridas com a guerra na Ucrânia, a Rússia se viu obrigada a trazer de volta ao mercado o Lada Granta Classic, que não oferece airbags nem freios ABS, e tem motor de 1996. Isso é impensável hoje no Brasil. Mesmo que a batalha contra o preço alto do carro 0-km exija mudanças drásticas para a volta do carro popular, a lei brasileira não permitirá exageros. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)