Tecnologia de Gêmeos Digitais (Digital Twins) é a chave para impulsionar a sustentabilidade da indústria automobilística

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Altair, líder global em ciência computacional e inteligência artificial (IA), divulgou os resultados de uma pesquisa global independente com mais de 2.000 profissionais de vários setores e em 10 países que demonstrou que quase todos (92%) os entrevistados do setor automobilístico relataram usar a tecnologia de Gêmeos Digitais e que os ajudou a criar produtos e processos mais sustentáveis. A indústria automobilística foi o setor com maior probabilidade (63%) de usar tecnologias de Gêmeos Digitais para alcançar objetivos de sustentabilidade na criação de produtos e processos.

 

“Entre a demanda do consumidor, as expectativas do governo e as metas de emissões globais, as montadoras estão lutando para manter a produção de veículos elétricos no caminho certo”, disse o Dr. Royston Jones, vice-presidente sênior de automóveis da Altair. “As descobertas deste relatório mostram a importância da tecnologia de Gêmeos Digitais para alcançar esses objetivos. Embora muitos já tenham adotado essa tecnologia em seus processos, ainda há muito espaço para educação sobre os benefícios que levarão a uma rápida expansão de seu uso em todo o setor e além.”

 

As soluções de Gêmeos Digitais reduzem o desperdício de material, permitindo que os engenheiros executem simulações durante o processo de design e testem as funções antes de ir para o protótipo, o que reduz o número de protótipos físicos necessários.

 

Os dados da pesquisa sugerem que, entre todas as 11 indústrias pesquisadas, a indústria automotiva é a segunda principal a adotar a tecnologia de Gêmeos Digitais, atrás apenas do setor de equipamentos pesados. No entanto, embora 76% dos entrevistados da indústria automobilística tenham dito que suas empresas já adotaram a tecnologia de Gêmeos Digitais, esses usuários parecem estar nos estágios iniciais de adoção e ainda não conhecem totalmente os seus benefícios e casos de uso. Apenas 35% dos entrevistados se consideram “altamente informados sobre soluções de Gêmeos Digitais”, a segunda menor porcentagem de todos os setores pesquisados.

 

A mudança para veículos elétricos (EVs), que será um aspecto importante da luta para mitigar as mudanças climáticas e reduzir as emissões de carbono, está impulsionando a rápida transformação da indústria automobilística. O interesse do consumidor e a demanda por EVs estão crescendo, enquanto o governo dos EUA está promulgando regulamentos mais rígidos para incentivar as montadoras a se afastarem dos veículos tradicionais com motor de combustão interna.

 

Mais descobertas importantes da pesquisa incluem:

 

Redução de custos e melhores produtos: quase todos os entrevistados (97%) disseram que as soluções de Gêmeos Digitais permitem o melhor o desenvolvimento de novos produtos.

 

É importante ressaltar que 70% daqueles que estão usando soluções de Gêmeos Digitais relataram que isso reduziu significativamente os custos de manutenção e garantia.

 

A indústria automobilística foi a que mais previu que as soluções de Gêmeos Digitais melhorarão a qualidade dos produtos produzidos no futuro (50%).

 

38% dos entrevistados do setor disseram acreditar que a tecnologia de Gêmeos Digitais tornará a prototipagem física obsoleta nos próximos quatro anos ou antes.

 

  • Impacto sustentável: 92% dos entrevistados automotivos disseram que a tecnologia de Gêmeos Digitais ajudou suas organizações a criar produtos e processos mais sustentáveis.
  • 63% estão usando soluções de Gêmeos Digitais para alcançar seus objetivos de sustentabilidade e acham que torna seus produtos e serviços mais fáceis de reformar e/ou reutilizar (51%).
  • 78% dos entrevistados disseram que a tecnologia ajuda sua organização gerando economia de energia e/ou possibilitando o uso eficiente de recursos.
  • Desejo de mais educação e adoção: embora os dados mostrem que a tecnologia de Gêmeos Digitais é amplamente adotada na indústria automobilística, também há espaço para crescimento e desejo de mais educação.
  • Dos entrevistados cujas organizações atualmente não usam soluções de Gêmeos Digitais, 22% esperam que o façam nos próximos seis meses ou menos e 33% esperam que o façam em um ano ou mais.
  • 92% dos funcionários de liderança disseram que achavam que sua liderança estaria mais propensa a investir em tecnologia digital gêmea se entendessem melhor seus benefícios.

 

Para saber mais sobre a metodologia da pesquisa e acessar o relatório completo, clique aqui para ler o relatório Global Digital Twin Survey 2023 Vertical Breakdown: Automotive. E para saber mais sobre as soluções de gêmeos digitais da Altair, visite https://altair.com/digital-twin.

 

Sobre Altair

 

A Altair é líder global em ciência e inteligência computacional que fornece soluções de software e nuvem em simulação, computação de alto desempenho (HPC), análise de dados e IA. A Altair permite que organizações de todos os setores compitam de forma mais eficaz e conduzam decisões mais inteligentes em um mundo cada vez mais conectado – tudo isso enquanto criam um futuro mais verde e sustentável. Para mais informações, visite https://www.altair.com/. (Truck & Bus Builder América do Sul)