Scania barateia o caminhão Euro 6

AutoIndústria

 

A Scania encontrou uma maneira de tornar mais acessível ao transportador o investimento em caminhões adequados às novas normas do Proconve P8, equivalente a Euro 6. A fabricante resgatou os motores de 13 litros de 450 cv e 560 cv da geração anterior Euro 5, adicionou a tecnologia de pós-tratamento de gases da Euro 6 e, assim, criou versões Plus, de veículos de entrada do portfólio.

 

Ao introduzir na oferta os novos cavalos-mecânicos, com opções de 4×2 e 6×2 nos modelos R450 e 6×4 para o R560, a marca acredita que poderá aquecer o mercado de caminhões neste momento pouco comprador. As novidades chegam a ser 10% mais em conta que a chamada linha Super, justamente a gama que substituiu a geração Euro 5 e que, na teoria, teria colocado um ponto final nos motores agora resgatados.

 

Custos adequados ao momento atual

 

“Muitos clientes não conseguem repassar os custos da tecnologia Euro 6 e solicitaram como a Scania poderia ajudar em um produto intermediário, com investimento de aquisição menor”, conta Alex Nucci, diretor de vendas de soluções de transporte da Scania. “Os motores foram consagrados como campeões de venda e entregam custos adequados para o atual momento do mercado de caminhões.”

 

Ainda que corra o risco de perder vendas na linha Super, hoje com 4 mil unidades já em carteira, Nucci entende que há níveis de transporte, nas quais o transportador ainda deverá optar pelos caminhões que já nasceram Euro 6. “A diferença de consumo entre o Super e o Plus é pequena, entre 6% e 7%. Na ponta do lápis, a depender da operação, o cliente ainda optará pelo Super.”

 

Com o lançamento das versões Plus, a Scania aproveita para introduzir os Serviços Scania Pro, evolução do PMS, Programa de Manutenção Scania. A novidade é oferecida a partir de três categorias: Control, Personal e Premium. A depender no nível, a oferta adiciona serviços de acordo com a necessidade do transportados, cobertura estendida, atendimento prioritário nas oficinas e processos mais ágeis e simples. (AutoIndústria/Décio Costa)