Motor 1
Apresentada ao mundo em março de 2018, a atual geração do Volkswagen Touareg chega aos cinco anos de mercado com importantes novidades. Dentro da chamada atualização de meia-vida, o SUV de luxo incorpora novas tecnologias e ganha retoques no visual para acompanhar as mais recentes tendências de design da marca. Interessados já podem reservar o modelo nos principais países da Europa.
Por fora, o Touareg 2024 ganha dianteira redesenhada com novo para-choque e faróis com tema triplo “L” baseados na tecnologia matricial de micro-LEDs (a mesma vista no Porsche Cayenne 2024). Conhecido como IQ. Light HD LED Matrix, o sistema conta com nada menos que 19.216 micro LEDs controláveis individualmente em cada farol, fornecendo iluminação superior nas noites mais escuras sem ofuscar os demais motoristas.
Na traseira, as lanternas também foram atualizadas para incorporar o mesmo trio de elementos em forma de L. Além disso, o modelo é o primeiro Volkswagen fabricado na Europa (mais precisamente em Bratislava, na Eslováquia) a ser equipado com logotipo iluminado (no caso, o da traseira). O emblema frontal é tradicional, sem iluminação, mas a grade conta com faixa horizontal em LED no mesmo estilo do Taos.
As rodas também foram redesenhadas de acordo com cada versão e podem variar de 19 a 21 polegadas. Em particular, os modelos R-Line e R têm conjunto maior, com 22 polegadas e exclusivo acabamento cinza silício fosco.
Na cabine, o interior – já tecnológico e sofisticado – não recebeu tantas atualizações. O Innovision Cockpit continua composto por painel de instrumentos digital de 12 polegadas e central de entretenimento com tela sensível ao toque de 15 polegadas. O sistema foi ajustado para suportar dados de mapas em alta resolução, juntamente com melhor controle de voz e Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Além disso, parte do painel agora é preto brilhante e há iluminação ambiente atualizada com letras “Touareg” no lado do passageiro. A Volkswagen também instalou portas USB-C mais poderosas e tecnologia head-up display, além de um sistema de som Dynaudio de 730 watts como opcional.
Sob o capô, o Touareg 2024 tem apenas motores V6 – o poderoso V8 turbodiesel usado pelos primos Bentley Bentayga e Audi SQ7 deixou de ser oferecido em 2020. O propulsor 3.0 V6 turbo a gasolina desenvolve 340 cv, seguido do 3.0 V6 turbodiesel de 231 cv ou 286 cv. No campo da eletrificação, a versão eHybrid combina motor V6 a gasolina com um propulsor elétrico para entregar potência total de 380 cv, alcançando 462 cv no poderoso Touareg R.
Em todas as versões o câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração 4Motion. A Volkswagen diz ainda que os engenheiros aperfeiçoaram o comportamento da suspensão pneumática para maior conforto e adicionaram pneus de performance como itens opcionais. A gama de versões é composta pelos acabamentos Basic, Elegance, R-Line e R, com preços entre € 69.200 e € 93.870.
Desde que foi lançado, em 2002, o Touareg já vendeu mais de 1,13 milhão de unidades em todo o mundo. Só a atual geração emplacou mais de 200 mil exemplares. (Motor 1/Dyogo Fagundes)