Jornal do Carro
A Renault está completando 25 anos de produção no Brasil – o primeiro protótipo saiu da fábrica de São José dos Pinhais (PR) em abril de 1998. Trata-se da Mégane Scénic, minivan criada na França em 1996, que estreou no mercado brasileiro em março de 1999 e foi produzida aqui até julho de 2010.
Para celebrar, a marca francesa resgatou a primeira unidade da Scénic nacional e mostrou o Mégane E-Tech, logo chegará às lojas. Pudemos dar uma voltinha na minivan, mas o SUV elétrico só estava disponível para fotos.
Embora tenha inaugurado o segmento de minivans no Brasil, a Scénic já chegou fazendo sucesso. No primeiro ano de vendas, somou 33 mil emplacamentos. Até sair de linha, foram mais de 142 mil vendas.
Nesse meio-tempo, houve diferentes versões e conjuntos mecânicos. Em 2004, por exemplo, quando passou a ser flex, também ganhou a versão Sportway, com visual aventureiro, rodas exclusivas e rack de teto, entre outros itens.
Feita sobre a mesma plataforma do Mégane, a Scénic compartilhava vários componentes com hatch e sedã, que também foram vendidos no Brasil. Por isso, dá para notar a forte semelhança em peças como faróis e grade dianteira, assim como os para-choques.
Na tampa do porta-malas, havia a inscrição com nome e sobrenome. Afinal, apesar de ninguém usar, o monovolume adotava o prenome Mégane.
Apesar das medidas compactas na comparação com carros familiares da época, como a Chrysler Caravan, por exemplo, o Scénic inovou. O banco de trás em três partes, por exemplo, permitia ajustes conforme a necessidade.
Dava para usar o do meio como mesa e no assoalho havia nichos para pequenos objetos. Já as mesinhas do tipo avião foram criadas pelo time brasileiro de engenharia da Renault e, depois, adotadas lá fora.
Para o motorista, a posição elevada agrada. Mesmo sem regulagens para o volante, a ergonomia é ótima. Além disso, há grande área envidraçada.
Sob o capô, o primeiro Renault feito no País tinha motor de 2 litros a gasolina que gerava 115 cv de potência. Esse quatro-cilindros com oito válvulas era mais do que suficiente para dar agilidade à minivan, mesmo com cinco a bordo.
O Jornal do Carro deu uma voltinha na primeira Scénic. Apesar do breve contato, o carro despertou nostalgia no repórter. A suspensão é rígida na medida certa e a direção, com assistência elétrica é, com o perdão da brincadeira, uma verdadeira mão na roda.
Mégane elétrico
Mas a fila anda e agora os queridinhos do público são os SUVs. Assim, a Renault prepara a vinda do Mégane E-Tech, seu primeiro modelo elétrico do tipo no País.
O SUV chega no segundo semestre com motor elétrico que gera o equivalente a 220 cv e tem autonomia de 450 km. Embora a marca não revele detalhes, o preço do novato deverá ser de cerca de R$ 300 mil. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)