China libera caminhões bicudos e montadoras já projetam dobrar vendas

Estradão

 

Caminhões com cabine bicuda pareciam limitados aos Estados Unidos e à Austrália. Mas, graças a um novo regulamento, a China também vai aderir ao estilo. Assim, conjuntos (trator e caminhão) com comprimento de até 18 metros poderão rodar no gigante asiático.

 

Isso ocorre após recente atualização do regulamento rodoviário no país. Dessa forma, as transportadoras chinesas voltaram a se interessar pelos caminhões com cabines bicudas e maiores. Por outro lado, além de atender clientes locais, os fabricantes chineses já projetam faturar duas vezes. Ou seja, além do mercado local, miram os Estados Unidos.

 

Shacman mira também os Estados Unidos

 

Nesse sentido, a Shaanxi, dona da Shacman, exibiu o Xide-Yan 490 em evento de revendedores nos EUA. O modelo apresentado foi uma versão 4×2. Apesar de nada ainda confirmado no mercado norte-americano, na China o modelo chega ainda neste ano.

 

Ademais, a marca conta com uma configuração 6×4, para operações mais parrudas. Algo incomum no mercado chinês. Por isso, o modelo deve chegar para atender a um determinado nicho de transporte. Nesta versão, o volante é multifuncional e o motorista contará com multimídia completo, com entretenimento, GPS e dados sobre o caminhão.

 

De série, o modelo conta ainda com ar-condicionado. Além de uma lista de sistemas de assistência ao motorista. Algo exigido no mercado norte-americano, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC). No quesito conforto, há banco do motorista com suspensão a ar e geladeira. O tanque de combustível e as rodas de alumínio completam o estilo.

 

Ademais, o Xide-Yan 490 é alimentado por um motor Cummins, já conhecido dos americanos. Trata-se de uma versão de 12 litros que gera 490 cv de potência e 235 mkgf de torque máximo. A caixa Eaton de 12 marchas é automatizada. O caminhão chega à China no final deste ano. Apesar de se tratar de um caminhão com cabine bicuda, em termos de acabamento, o motorista tem como vantagem o piso plano. Portanto, circula com mais conforto a bordo do veículo.

 

JAC V5 por ora só na China

 

Outro caminhão que chega ao mercado chinês com cabine bicuda é o JAC V5. Disponível de início na versão 6×4, trata-se de uma variação menor em termos de capacidade do V7, modelo que já está à venda no país há alguns anos. Trata-se de um caminhão fabricado sob licença da norte-americana Navistar, empresa do Grupo Traton. E da qual fazem parte Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN. Por essa razão, talvez o modelo não vá para o mercado chinês.

 

O JAC V5 se destaca pela grade com formato diferente. Ou seja, com barras em forma de ferradura, algo raro em caminhões bicudos. A empresa ainda não deu detalhes sobre o interior e aguarda o lançamento no mercado asiático. Mas estima-se que o motor é da Cummins produzido na China. Dessa forma, trata-se de um propulsor de 14 litros com potência de 560 cv e torque de 270 mkgf. Para este modelo, a transmissão é ZF Traxon de 12 marchas.

 

Preparando o terreno

 

Seja como for, a eletrificação dos caminhões é um caminho sem volta. E os EUA parecem estar avançando no tema. Sobretudo no Estado da Califórnia, com políticas bem agressivas. Afinal, até 2027 a metade da frota local deve ser de caminhões elétricos. E as marcas chinesas, que dominam a tecnologia, a partir dos caminhões com cabine bicuda, tem tudo para se tornarem grandes fornecedores. O desafio agora é conquistar aquele mercado com os bicudos. (Estradão/Andrea Ramos)