Prefeitura de Cascavel é a primeira a licitar uma frota de ônibus elétricos no Brasil

Truck & Bus Builder América do Sul

 

A Prefeitura de Cascavel assinou contrato com a TEVX Higer para América Latina para o fornecimento de 15 ônibus elétricos e tornou-se a primeira no País a licitar e comprar uma frota de veículos com emissão zero. O contrato prevê a entrega de 13 veículos do tipo Padron e dois articulados.

 

Segundo o diretor da Higer para a América Latina, Marcelo Barella, os ônibus serão produzidos na China pela Higer BUS, uma das maiores fabricantes mundiais de ônibus elétricos do mundo.

 

O executivo afirmou que o contrato representa um importante marco para a eletromobilidade no Brasil por contribuir com um transporte muito mais eficiente e limpo. O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, considerou uma data histórica pelo fato de Cascavel ser a primeira prefeitura do Brasil a fazer uma compra de ônibus elétricos para o transporte público coletivo.

 

A Higer já produziu mais de 50 mil ônibus elétricos, e o modelo Azure é o principal da linha de modelos urbanos em operação no mercado, com mais de 7.000 unidades em utilização em 138 países.

 

A cidade de Cascavel receberá 13 unidades do AZURE A12 BR, um veículo padron com 12,8 metros de comprimento, que possui autonomia de 270 km e capacidade para até 85 passageiros. Para atender ao edital, a Higer ainda desenvolveu uma configuração especial do modelo A12BR com duas portas do lado direito e três do esquerdo.

 

Também serão fornecidas duas unidades do Azure articulado (18BR), um veículo com 18 metros de comprimento, capacidade de 154 passageiros, autonomia de 270 km e tempo de recarga de 4 horas.

 

Segundo a TEVX Higer, a linha Azure é a única no País com piso total baixo (Low Floor), sem degraus e com rampa para cadeira de rodas, o que facilita a acessibilidade dos passageiros, além de um conjunto de suspensão que permite o “ajoelhamento” do ônibus para facilitar ainda mais embarques e desembarques.

 

Ambos os modelos contam com sistema de ar-condicionado ecológico, Wi-Fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Também possuem freio regenerativo, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria, e  com infraestrutura própria de carregamento rápido CCS2 ou GBT, possibilitando carga completa em menos de quatro horas.

 

A partir de 2024, todos os veículos fornecidos pela TEVX Higer serão fabricados no Brasil, dentro da fábrica que será construída em Pecém (CE).

 

Sobre TEVX HIGER

 

A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de transporte limpo, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda e a oferta de peças de reposição).

 

Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha de produção dedicada ao Azure A12BR, seu primeiro produto a ser oferecido ao mercado brasileiro ainda em 2022. (Truck & Bus Builder América do Sul)