Trabalhadores na Mercedes-Benz aprovam reajuste salarial de 3,83%

Diário do Grande ABC

 

Os trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo, aprovaram a proposta de reajuste salarial negociada entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Os valores serão corrigidos pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) integral, de 3,83%; aumento de 39% no vale-alimentação (sendo 18% já em junho e 21% em novembro) e renovação das cláusulas sociais.

 

Atualmente, eles recebem R$ 360 de vale-alimentação e, com o aumento, o valor chegará na cada dos R$ 500.

 

No último dia 8, os metalúrgicos já haviam negociado o valor da PLR (Participação dos Lucros e Resultados), com pagamento da primeira parcela também para maio (o sindicato não informa o valor por questão de segurança dos trabalhadores). O acordo é valido por um ano e a data-base dos trabalhadores na montadora é 1º de maio.

 

“Ficamos felizes pelo acordo e os trabalhadores votarem de forma unanime na proposta, mas queremos ressaltar que nossa luta continua pelo crescimento econômico no País e no setor automotivo para assim possibilitar a recomposição dos empregos perdidos nos últimos anos”, afirmou o presidente do Sindicato, Moisés Selerges.

 

A fábrica de São Bernardo da Mercedes conta com cerca de 8.000 trabalhadores em sua totalidade, destes 6.000 atuam na produção. (Diário do Grande ABC/Nilton Valentim)