DAF avança no Pós-venda com serviços personalizados

Frota & Cia

 

No momento em que a DAF Caminhões comemora 10 anos de Brasil e sucessivos recordes de vendas e produção, cresce a procura pelos serviços de pós-venda oferecidas pela montadora instalada em Ponta Grossa (PR). Com o lançamento da nova linha Euro 6 de caminhões, a adesão ao DAF Multisuporte, que oferece contratos de manutenção e serviços de conectividade, já responde por 40% dos contratos de vendas de veículos da marca.

 

“O serviço hoje contempla mais de 2.000 caminhões DAF que rodam pelo país, com assistência de fábrica e o suporte de uma rede de revendas que soma 56 pontos de atendimento e deve chegar a 60 casas até o final do ano“, relata Adcley Souza (foto), diretor de Serviços ao Cliente DAF Brasil. Segundo o executivo, o DAF Mulltisuporte oferece contratos personalizados e flexíveis, de acordo com a necessidade do cliente, além de descontos progressivos conforme o prazo pactuado.

 

Na visão do executivo, os contratos de manutenção permitem transformar os custos variáveis em gastos fixos de forma planejada e de acordo com a vontade do cliente. “Isso se traduz em maior previsibilidade das despesas e a garantia de uma assistência de fábrica.

 

Os contratos de manutenção do DAF Mulltisuporte abrangem cinco diferentes coberturas, concebidas na medida para garantir a máxima disponibilidade do veículo e um atendimento de qualidade.

 

O primeiro oferece cobertura para a troca de óleo do motor durante toda a fase do contrato, em qualquer revenda DAF, mesmo para veículos fora da garantia. O segundo inclui os óleos da transmissão e diferencial, com a opção do pacote Plus, que abrange as trocas de filtros, correias, baterias e lâmpadas, além do atendimento remoto do DAF Assistance. Outra opção é o plano Preventivo, que garante todas as coberturas anteriores, junto com a revisão de cubos e eixos e o check list completo do veículo. Mais o acesso ao sistema de gestão de frotas DMS Conectado. Para completar, o DAF Multisuporte conta também com o plano Pleno, que oferece uma cobertura abrangente do veículo tanto de itens preventivos quanto corretivos, aliado a possibilidade de customização do serviço.

 

Agendamento ativo

 

Entre as inúmeras vantagens do serviço, Adcley destaca o atendimento realizado por meio do agendamento ativo. “É uma novidade incorporada recentemente, que possibilita organizar o calendário de manutenção de acordo com a quilometragem do veículo”. Através da telemetria é possível saber o momento ideal da parada e notificar a empresa. Caso concorde, o sistema agenda o serviço na concessionária mais próxima da rota, no dia e hora previstos da passagem do veículo, sem qualquer burocracia.

 

Outra inovação que ganhou força com a chegada dos caminhões DAF Euro 6 em janeiro foi o DMS Conectado, um sistema baseado na conectividade que colabora para a gestão da frota. Disponível nas modalidades Preventivo e Pleno do DAF Multisuporte, o serviço de informações em tempo real da montadora possibilita utilizar os dados do veículo para melhorar a eficiência da operação e reduzir ainda mais os custos do transporte.

 

“A DAF já monitora através de telemetria 1300 caminhões com Contrato de Manutenção, dos quais mais de 500 já são da geração Euro 6. Mais do que coletar os dados do veículo, os clientes com o pacote DMS Conectado tem acesso a uma série de relatórios de performance, que contribuem para melhorar o desempenho do motorista e do veículo”.

 

A lista de informes inclui dados sobre o consumo de combustível de cada veículo e a comparação entre eles, o uso de pedal do acelerador pelo condutor, ou então do freio e da marcha lenta, bem como o aproveitamento das marchas e a rotação do motor. “Esta avaliação pode ser medida financeiramente na forma da economia de combustível ou da manutenção e, até, ser utilizada para compor a remuneração do motorista”, destaca o especialista. Já do lado da fábrica, completa, o DMS conectado ajuda a realizar o acompanhamento do plano contratado de forma simples e prática, permitindo oferecer aos clientes o melhor custo-benefício do km rodado para a sua operação.

 

Serviço gratuito

 

Mais interessante de tudo, reforça Adcley, é que o DMS Conectado é totalmente gratuito, sem qualquer custo adicional para o cliente. Ele explica que os dados ficam à disposição do interessado através de um portal acessível com login e senha, que pode utilizá-los de forma independente ou vinculados a outra plataforma própria de gestão da frota.

 

Para completar, o DAF Multisuporte oferece ainda outro benefício adicional, na forma de descontos progressivos oferecido aos associados do programa. “As coberturas podem variar de 1 a 5 anos e levam em conta a projeção de quilometragem no período. Os descontos, por sua vez, oscilam de 3% a 15%, conforme a extensão do contrato. Quanto maior for prazo, maior será o desconto”. (Frota & Cia/José Augusto Ferraz)