Jornal do Carro
A Toyota apresentou na segunda-feira, na Indonésia, o novo Yaris Cross. Embora tenha o mesmo nome do modelo vendido na Europa, Japão e Austrália, trata-se de um carro inédito e global. Assim, antecipa como vai ser o futuro compacto híbrido que a marca japonesa vai lançar no Brasil até 2025.
Há cerca de um mês, a empresa anunciou investimentos de R$ 1,7 bilhão para a produção de um “novo carro compacto no Brasil”. Segundo a Toyota, o modelo é inédito, terá sistema híbrido e motor flexível.
Ou seja, o mesmo tipo de conjunto da linha Corolla – sedã e SUV. A previsão é de que as vendas comecem entre o último trimestre de 2024 e o início de 2025. Além disso, o modelo também terá versões com motor apenas a combustão.
O visual do Yaris Cross reúne elementos de carros maiores da marca, como os SUVs RAV4 e Highlander, que não é vendido no Brasil. Porém, terá custo e preços mais baixos.
Na Indonésia, o novato será posicionado entre o pequeno Raize, feito sobre a base DNGA, da Datsun, e o médio Corolla Cross. Esta plataforma é para mercados emergentes e, por isso, mais simples que a TNGA, utilizada nos Corolla sedã e Cross (SUV) no Brasil.
Diferentemente do modelo europeu, o SUV indonésio não se parece com a nova geração do Yaris sedã. No visual, destacam-se a grade dianteira avantajada e os faróis em formato triangular, além de uma linha iluminada com LEDs na parte superior do conjunto óptico.
Visto de lado, o novo Yaris Cross tem estilo mais quadradão. Inclusive, as caixas das rodas são bem parecidas com as do RAV4. Do irmão maior vêm também o caimento acentuado do teto na parte traseira.
Bem como o formato das lanternas traseiras.
Tamanho de Creta
Em relação às dimensões, o Yaris Cross é menor que o Corolla Cross. Com 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos, tem porte parecido com o Hyundai Creta, que mede 4,29 m e 2,61 m, respectivamente.
A altura também é praticamente igual. A do Toyota é de 1,62 m e a do Hyundai, 1,63 m. Na largura, o Yaris Cross tem 1,77 m e o Creta, 1,79 m.
O Toyota Yaris Cross vai ser oferecido na Indonésia com motor 1.5 aspirado a gasolina que gera 106 cv de potência e 14 mkgf de torque. O câmbio é manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT.
Nas versões de topo da linha, o SUV compacto tem conjunto híbrido, formado por um motor 1.5 de 91 cv e 12,3 mkgf a gasolina e outro elétrico com 80 cv e 14,4 mkgf. Segundo a marca, a potência total combinada é de 110 cv e o câmbio é sempre automático CVT.
Por dentro, o novo Yaris Cross também herda elementos dos demais SUVs mais caros da Toyota. Por exemplo, há duas telas. A do quadro de instrumentos tem 7 polegadas e a do sistema multimídia é de 10,1” e sensível ao toque.
Além disso, a lista de equipamentos é bem recheada. Entre os destaques estão teto solar, seis air bags, controle eletrônico de estabilidade, alerta de ponto cego e sensores de obstáculos. Bem como recursos de condução semiautônoma e auxílio ao motorista presentes no pacote de segurança batizado de Toyota Safety Sense.
Nova energia
Recentemente, a marca confirmou que trabalha em uma tecnologia que usa o etanol como fonte energia para eletrificados. Isso inclui os híbridos flexíveis. (Jornal do Carro/Vagner Aquino)