Motor 1
Praticamente um símbolo da fabricante no Brasil, o Volkswagen Gol finalmente se aposenta e deixou de ser vendido. Apesar da produção na fábrica em Taubaté (SP) em dezembro, o hatchback ainda constava no site oficial e era encontrado nas concessionárias, por conta do estoque – tanto é que emplacou 5.618 unidades até abril, mais que o Honda City Hatch (4.881) e Renault Sandero (1.957). Assim, o Polo Track passa a ser o carro mais barato da empresa.
Foram quase cinco meses de vendas desde que a fabricação foi encerrada oficialmente e seis meses depois do lançamento do Volkswagen Gol Last Edition, a versão de despedida do hatch, que teve 1.000 unidades produzidas e que esgotou em poucos dias. Levou mais tempo para acabar com os estoques do que o Voyage. O sedã foi vendido até fevereiro após o fim da produção em dezembro, refletindo o menor volume de compras.
Goste ou não do carro ou da marca, é inegável a sua importância para o mercado brasileiro. Afinal, foi o automóvel mais vendido por 27 anos seguidos, perdendo esta posição somente em 2014, quando foi ultrapassado pelo Fiat Palio. Era uma consequência da nova estratégia da Volkswagen, lançando o subcompacto Up! como seu novo modelo de entrada e encerrando as vendas do Gol G4 – na época, o hatch tinha duas gerações nas concessionárias.
Começou a perder relevância com o passar dos anos, ainda que tenha recuperado o cargo de carro mais barato da Volkswagen após uma mudança de estratégia da empresa, quando reposicionou o Up! para que fosse uma opção mais descolada. A chegada do Polo em 2018 piorou ainda mais a situação por ser um hatch mais moderno e com o motor 1.0 turbo mais eficiente. A empresa até tentou melhorar o desempenho do Gol, lançando a versão com motor 1.6 e câmbio automático, sem muito sucesso.
A pandemia ajudou o Gol a conseguir subir novamente no ranking de vendas, em um momento em que Up! e Fox haviam saído de linha e o Polo teve sua produção paralisada durante meses. Foi o suficiente para que fosse o 4º hatchback mais vendido em 2021, com 66.228 unidades. Repetiu a posição em 2022, contabilizando 72.606 unidades.
Por outro lado, sua despedida aconteceu em seu pior momento mecanicamente falando, sendo vendido somente com o motor 1.0 MPI de três cilindros, que entregava 84 cv e 10,4 kgfm – este propulsor sobrevive sob o capô do Polo Track e do Polo MPI. Isto para um carro que estreou a tecnologia flex no Brasil.
Curiosamente, o fim das vendas Volkswagen Gol acontece quase que na mesma data em que foi lançado, em 8 de maio de 1980.
A partir de agora, a única opção para quem quer um modelo barato da Volkswagen passa a ser o Polo Track, comercializado por R$ 81.370, o que era uma diferença de R$ 3.210 em comparação com os R$ 78.160 cobrados pelo Gol. Isto também faz com que a fabricante fique fora da faixa de preços abaixo de R$ 80 mil, que hoje conta somente com Renault Kwid (R$ 68.990), Fiat Mobi (R$ 68.990) e Citroën C3 (R$ 72.990). (Motor 1/Nicolas Tavares)