Land Rover Classic apresenta Defender works V8 Islay, edição especial e limitada com apenas 30 unidades

Revista Torque

 

A Land Rover Classic apresenta sua primeira edição especial temática em homenagem a herança da marca Defender – o clássico Defender works V8 Islay Edition. A edição celebra tanto o notável Spencer Wilks, diretor administrativo da Rover Car Company e um dos fundadores da Land Rover, quanto a Ilha de Islay, na Escócia, onde o nome Land Rover nasceu, contribuindo para o legado inigualável da marca Defender.

 

O Defender Works V8 Islay Edition é inspirado em um Land Rover Série IIa usado por Spencer Wilks, que agora faz parte da coleção Land Rover Classic, e na ilha Hébrida onde ele passava férias. Wilks foi responsável por testar os primeiros protótipos do veículo e em 1947, enquanto dirigia seu Rover devidamente preparado para os mais severos desafios, um guarda da propriedade comentou que ele deveria ser um “Land Rover”, assim o nome nasceu da marca conhecido até hoje.

 

Baseado na mesma especificação técnica do clássico Defender V8, o Islay E é alimentado por um motor V8 a gasolina de 5.0 litros de 405 cv, acoplado a uma transmissão automática ZF de oito velocidades. Cada unidade da edição é totalmente restaurada, redesenhada e atualizada, utilizando veículos doados de 2012 à 2016.

 

Cada veículo foi cuidadosamente trabalhado e montado à mão, entregando uma proposta única para os clientes exigentes que procuram um Defender clássico colecionável, verdadeiramente luxuoso e direto do fabricante original.

 

O Works V8 Islay Edition será limitado a 30 exemplares, com 17 unidades na opção 90, com uma distância entre eixos mais curta, e 13 disponíveis na versão 110 de sete lugares.

 

Exterior atemporal novo Defender V8 Islay Edition tem acabamento em Heritage Grey – formado pela pintura Mid Grey do veículo original, com teto contrastante e rodas de aço resistentes com acabamento em Limestone.  Os arcos das rodas também têm acabamento em Heritage Grey, o que garante um design exterior ainda mais refinado.

 

Os logotipos e badges tradicionais da Land Rover têm acabamento na cor da carroceria e a grade de estilo clássico,  familiar da Defender Heritage Limited Edition, enquanto os para-lamas traseiros também apresentam a icônica identidade da marca. O veículo possui também um exclusivo gráfico lateral com a inscrição ‘GXC 639C’ – o registro da Série IIa da Wilks – que garante um aceno sutil ao veículo que inspirou esta versão temática do clássico Defender.

 

Como tem sido o caso de edições anteriores do Defender Works V8s, o Islay Edition apresenta melhorias modernas, incluindo faróis de LED para maior visibilidade. Estas adições técnicas estendem-se  a melhorias outros locais do veículo, que incluei sistemas de suspensão e travagem melhorados, adaptados para um desempenho e dinâmica superiores em estrada.

 

O interior do Classic Defender Works V8 Islay  Edition é onde  a conexão do veículo com a Ilha de Islay, as origens da Land Rover (incluindo a gênese do próprio nome Land Rover), realmente ganha vida, com toques atenciosos e uma incrível atenção aos detalhes.

 

O luxuoso couro Land Rover Windsor Ebony cobre os bancos Premium Defender, os acabamentos laterais, portas, forro do teto e o painel de instrumentos.  Um detalhe na cor da carroceria envolve o console central e o sistema de infoentretenimento clássico, este último incorporando funcionalidades modernas, como navegação por satélite, rádio DAB e Bluetooth no display original. A mesma cor da carroceria Heritage Grey envolve a alavanca de câmbio que controla a transmissão automática ZF de oito marchas.

 

Ao lado da alavanca de câmbio há uma placa detalhando a história de como o nome Land Rover surgiu, quando o guarda da propriedade, Ian Duncan, teria exclamado a Wilks – que estava testando um Rover fortemente modificado que  se tornaria a Série I no estado Laggan E de Islay  – que deveria ser o novo Rover “Land”  ele estava dirigindo. Além disso, o logotipo da Land Rover está gravado no volante e nos encostos de cabeça dos bancos. Enquanto, inusitadamente para um Classic Defender, todos os pés são acarpetados para um toque adicional de luxo.

 

A ligação com a Ilha de Islay é tecida nos detalhes atenciosos encontrados em todo o interior. A área dos ombros dos bancos, as seções dos cartões das portas, a tampa do apoio de braço central e o detalhe escondido atrás da viseira solar são todos finalizados em material tátil especialmente escolhido, criado pela Islay Woollen Mill – proporcionando uma  conexão única com o local e seu lugar na história da Defender.

 

O padrão deste material apresenta uma base terrosa que ecoa a paisagem local.  A Land Rover Classic escolheu cores para representar a área, com azul para o mar e o céu de Islay, roxo para fazer referência à planta local e um amarelo sutil escolhido para fazer referência à paisagem gramada de turfeira. O tecido especial também aparece em uma bolsa exclusiva no veículo, para guardar pequenos itens, como um smartphone.

 

O espaço interno central apresenta um detalhe sob medida que fortalece a ligação de volta ao Islay. Sua bandeja removível, com abas de couro, é feita de carvalho de barris de uísque provenientes das ilhas premiadas destilarias Kilchoman D.

 

O console central especialmente projetado apresenta uma bandeja de madeira removível feita de nogueira e incorporando carvalho de barril de uísque real da premiada destilaria Kilchoman de Islay.

 

O espaço de arrumação central apresenta um detalhe personalizado que reforça a ligação com Islay.  Sua bandeja removível, completa com abas de couro, apresenta o carvalho de barris de uísque provenientes da premiada Destilaria Kilchoman da ilha.

 

Cada bandeja apresenta um disco de madeira exclusivo de 110 mm que reproduz a ponta de um barril de uísque e é feito de uma peça específica de madeira que exibe as letras autênticas em estêncil, o que significa que cada veículo é único.  O disco é colocado na bandeja, que tem acabamento em folheado de madeira de nogueira americana para complementar o carvalho do barril de uísque, com belas juntas em cauda de andorinha para um acabamento requintado. O contorno especialmente criado mostra a destilaria e a fábrica de lã na mesma fonte estampada, como um barril de uísque genuíno – e inclui o logotipo oficial do 75º aniversário da Land Rover.  A base de cada porta-copos também é feita de madeira de barril de uísque.

 

A destilaria Kilchoman tem uma ligação familiar com Spencer Wilks, cuja neta, Kathy Wills, estabeleceu a destilaria com o marido, Anthony, em 2005, proporcionando uma ligação autêntica entre  a herança do veículo original, o seu homónimo, a bela ilha e as características únicas encontradas no Classic Defender Works V8 Islay Edition. Um uísque de edição limitada ‘639’ também está sendo produzido em homenagem ao Defender Islay, e cada cliente será presenteado com uma garrafa para aumentar a colecionabilidade de seu veículo.

 

Os detalhes em lâmina de carvalho se estendem ao piso traseiro do porta malas e o recurso lindamente acabado e durável atende aos mesmos rigorosos padrões de qualidade  e engenharia que os usados nos mais recentes Range Rovers de produção. O relógio no centro do painel também espelha o grão de madeira outros acabamentos.

 

O Classic Defender Works V8 Islay Edition usa as mesmas bases do Classic Defender Works V8. Cada veículo é um Defender clássico cuidadosamente restaurado e reconstruído que foi habilmente adquirido pelos especialistas da Land Rover Classic.

 

Os veículos possuem um moderno trem de força V8 de 5,0 litros naturalmente aspirado com transmissão automática ZF de oito velocidades, oferecendo 405cv e 515Nm de torque.

 

O Islay Edition – como o Works V8 – chega de 0-60mph em 5,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é avaliada em 106mph. Cada exemplar é especialmente selecionado e redesenhado, com o kit de atualização de suspensão Defender composto por suspensão ajustada e adaptada para maior conforto e dinâmica na estrada, com taxa de mola helicoidal e amortecedores revisados. Além isso, o veículo recebe ainda um kit de atualização com novos discos de freio, pastilhas e pinças de especificação Works V8 atualizados para maior poder de parada. O Defender Islay Edition custa entre £ 230.000 para a opção 90 e £ 245.000 para o modelo 110. (Revista Torque)