DAF XF 450 ganha prêmio de o mais econômico, motor equipa CF no Brasil

Transporte Mundial

 

Denominado Green Truck Award 2023, o DAF XF de 450 cv com motor de 11 litros ganhou prêmio de o caminhão mais sustentável da Europa. Com isso, desbanca algumas versões do Scania. A marca sueca já conquistou este prêmio nada menos do que seis vezes consecutivas.

 

Seja como for, o prêmio é concedido pelas revistas especializadas alemãs Trucker e Verkehrsrundschau, com base em testes comparativos. Todos relacionados ao consumo de combustível.

 

Para isso, os caminhões percorreram 343 km. Ou seja, uma rota fixa entre Munique e Nuremberg, na Alemanha. O teste foi realizado entre o DAF e modelos de outras marcas. Mas equivalentes em termos de potência e capacidade. Assim, permite comparar os dados com mais exatidão.

 

O DAF XF 450 alcançou um consumo de 21,26 litros por 100 km percorridos, Ou seja, 4,7 km/l. E a uma velocidade média de 80,06 km por hora. Assim, um recorde de mais de dois litros a menos, comparado com os resultados dos anos anteriores.

 

Trem de força sustentável

 

O DAF XF 450 que levou o prêmio conta com motor MX-11 da Paccar. Trata-se de um 10,8 litros e seis cilindros em linha. E que desenvolve potência de 450 cv e torque de 235 mkgf a partir de 900 rpm.

 

De acordo com as publicações, além do trem de força mais ajustado, o menor consumo de combustível é resultado do trem de força sofisticado. O caminhão é combinado a uma transmissão ZF automatizada de 12 marchas, com recursos inteligentes.

 

Ademais, a aerodinâmica da cabine chamou a atenção da equipe de reportagem. Nesse sentido, o DAF equipava a cabine mais alongada. Modelo que surgiu no mercado no ano passado, atendendo a nova legislação Europeia que visa promover mais espaço a bordo para o motorista.

 

Além disso, a ausência de espelhos e quebra-sol também ajudou o veículo a atingir o menor consumo. Afinal, esses itens atrapalham a aerodinâmica.

 

CF utiliza o mesmo motor vencedor no Brasil

 

A DAF Caminhões renovou a linha CF no Brasil para atender às normas Euro 6. Dessa forma, o Paccar MX-11 por aqui estreia duas novas potências, de 340 cv e 370 cv. Além das versões de 410 cv e 450 cv. Sendo o motor de 450 cv para atender o transporte rodoviário na configuração 6×2. (Transporte Mundial/Andrea Ramos)